Nos últimos dias, as dependências do Banco do Brasil (BB) e da Prefeitura Municipal foram invadidas por fotografias nada convencionais produzidas pelos alunos dos Colégios Estaduais Souza Naves e Presidente Kennedy. A professora de arte Elzira Nogueira Kobylka desenvolveu o trabalho nas duas turmas de oitavo ano que leciona em cada um dos colégios. Para fazer uma atividade prática, dentro do tema geral do trimestre, a fotografia, a proposta da professora foi que eles produzissem fotos em “ângulos inusitados”.
Os trabalhos dos alunos do Kennedy ficaram expostos por quinze dias e na terça (07), deram lugar às fotografias das turmas do Souza Naves, que ficarão pelo mesmo período nas dependências do BB e da Prefeitura. Abaixo do título da fotografia, os estudantes também fizeram uma descrição do objeto fotografado.
Após as aulas teóricas e históricas sobre fotografia, o trabalho foi desenvolvido em horário de aula no próprio espaço escolar. Por meio do zoom e da iluminação, as fotos retrataram detalhes da escola captados pelo olhar dos estudantes. As imagens foram feitas com o celular. “Era para fazer uma foto não convencional para que a pessoa que ver não saiba o que é”, explicou Elzira.
Na segunda fase, a professora ajudou na seleção das fotos, que foram reveladas em tamanho A4. Em seguida, os estudantes escolheram um título criativo e poético para definir a imagem escolhida. A atividade proporcionou união, interação e apoio mútuo entre os alunos. “Eles ajudavam a colocar título no trabalho dos amigos, foi muito legal”, relatou Elzira. A professora avaliou positivamente a atividade, que estimulou a criatividade dos estudantes. “Foi um trabalho bem cansativo, mas valeu a pena”, concluiu.