Na manhã deste domingo (10), o Templo Budista de Rolândia receberá pela primeira vez uma Batalha Dharma. Como explicou a monja Jishun, Dharma “significa o conjunto dos ensinamentos de Buda, o caminho de Buda”. A cerimônia terá início às 10 horas, com duração de uma hora para cada um dos dois monges que enfrentará a batalha.
A monja de Rolândia explicou que essa batalha é um teste para os monges em treinamento, uma das etapas da formação monástica. Uma monja de São Paulo e um monge do Rio de Janeiro, ambos em treinamento, enfrentarão as perguntas de dez monges. “O ‘sabatinado’ recebe um tipo de espada de bambu de mim, como abadessa, e com essa espada ele vai respondendo as perguntas que são lançadas para ele”, explicou a monja. “Não pode pensar, tem que responder na hora, é um teste para ver até que ponto ele está se empenhando no caminho”, acrescentou.
A batalha é um acontecimento inédito no templo rolandense, como explicou Jishun. “Geralmente, isso acontece no templo em São Paulo, mas foi solicitado esse templo para colaborar neste sentido”, contou. “A entrada é feita com tambor, porque é uma batalha e entram todos os membros que vão fazer parte da cerimônia”, revelou. Monja Jishun recomenda que aqueles que vierem acompanhar a batalha cheguem com cerca de vinte minutos de antecedência para não atrapalhar o início da cerimônia. O Templo Budista de Rolândia fica na Rua Paranaguá, 325, Centro.