A estruturação e a planificação de ações da Defesa Civil de Rolândia foi a pauta principal de uma reunião, na semana passada, no gabinete do prefeito Luiz Francisconi. Participaram do encontro o coordenador Regional da Defesa Civil do Paraná, Major Wilson Paulino, o comandante do Destacamento dos Bombeiros de Rolândia, Tenente Dhieyson Budernik, o coordenador da Defesa Civil da cidade, o Secretário de Serviços Públicos, Paulo Gaffo, o vice-prefeito Roberto Negrão e todo o secretariado municipal.
Atualmente, a Defesa Civil em Rolândia conta com 39 voluntários – os interessados em participar do trabalho, que é voluntário, podem se inscrever a qualquer momento. Para participar na Defesa Civil, basta cadastrar-se como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e ser um voluntário. Na Prefeitura, o horário de atendimento para o cadastro é das 12h às 18h, de segunda a sexta, direto com o secretário Paulo Gaffo, ou por meio dos fones (43) 99171-7448 ou 3255-8600. Gaffo informa que o contato telefônico (43) 99171-7448 é o novo número 24h da Defesa Civil do município. “Pode ser acionado tanto em situação de normalidade, quanto de anormalidade – Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública”, ressaltou o coordenador.
A Defesa Civil é a participação da comunidade na defesa da própria comunidade, com medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas. É o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas, preservando seu moral, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social.