Os rolandenses tiveram uma noite mágica nesta terça-feira (19) com a apresentação da peça “Tesouros de Natal” na praça Castelo Branco, projeto da Caravana do Natal Encantado. Muitas pessoas, principalmente os mais novos e os mais velhos, se emocionaram com a história contada pelo grupo curitibano Lanteri. A peça foi uma promoção do Provopar Estadual, Governo do Estado, Canal/Mkt, Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Rolândia, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Assistência Social.
A peça
Na peça “Tesouros de Natal”, o menino Alex conversa com seu avô Vibraulino, de 80 anos, que mostra ao neto a magia dos natais de outrora, apresentando a ele os brinquedos de antigamente. “Para nós é um grande prazer fazer teatro e, além do mais, poder fazer isso em cidades pequenas, que sabemos que vêm menos espetáculos teatrais e que as pessoas têm menos acesso. Só por isso já é muito legal e gratificante”, explicou a atriz Ciliane Vendrusculo, do Lanteri.
“Tesouros de Natal” fala sobre o resgate do verdadeiro sentido do Natal e do que ele significa. “Sabemos que hoje o sentido do Natal acabou se deturpando um pouco, acabamos prestando muito mais atenção ao que podemos comprar, o que faz com que acabe perdendo um pouco o sentido das relações familiares. Tem também a questão do resgate dos brinquedos antigos, o que também é supergostoso. Vamos abordando isso de forma bem lúdica, a relação entre o avô e o neto, como ela vai se estabelecendo”, descreve a atriz.
Para adultos
Ciliane destaca que o espetáculo não é voltado apenas para as crianças, porque o adulto também se emociona ao resgatar memórias e lembrar que já foi criança e brincou com aqueles brinquedos mostrados no teatro. “Os adultos que estão com os filhos acabam vendo a emoção e a alegria no rostinho de seus filhos. Para nós, tem sido muito legal”, comenta a artista, que atua ao lado de Agnaldo Sodré e Nalbert.
O grupo
O grupo Lanteri existe há mais de 15 anos e é o responsável pela encenação da Paixão de Cristo na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, e também atende empresas, fazendo apresentações corporativas. “É o segundo ano que o teatro Lanteri tem o prazer de participar da Caravana do Natal Encantado”, diz.