Testes rápidos acusam rolandenses com sífilis

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Testes rápidos acusam rolandenses...

No sábado (09), o Departamento de Vigilância em Saúde em parceria com o Rotary Clube promoveu testes rápidos e gratuitos de sífilis e hepatite C na Vila Oliveira e na região central. Na Praça Castelo Branco (Centro), os testes foram oferecidos dentro de uma ação de saúde promovida por uma funerária: das 107 pessoas testadas, seis deram reagentes para sífilis. A outra barraca ficou nas proximidades da Feira da Vila Oliveira e diagnosticou quatro reagentes em 39 testes realizados.

Segundo Cíntia Borges, coordenadora de vigilância das doenças transmissíveis, a sífilis é uma doença sexualmente transmissível que se diagnosticada e tratada, tem cura. A coordenadora explicou como a sífilis se manifesta na área genital. “Essa ferida aparece, não dói, some com o tempo e a pessoa acha que está tudo bem”, explicou. Apesar do desaparecimento, a pessoa ainda possuirá a doença enquanto não realizar o tratamento adequado. A doença é prevenida com a utilização de camisinha.

O teste é feito com uma gota de sangue extraída do dedo do paciente e o resultado sai em quinze minutos. Caso o teste apresente reagente, a pessoa é orientada a procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar mais exames e realizar o tratamento, caso o diagnóstico se confirme.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: