Marketing não é só propaganda – por Fábio Iwakura

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Marketing não é só...

Ainda é muito comum ouvir comerciantes de nossa cidade dizendo: “Não temos condições de fazer marketing. Propaganda requer muito dinheiro e a minha empresa não tem recursos pra isso. Marketing é coisa para grandes empresas”.

Senhores empresários, isso é um grande equívoco. Essa afirmação acontece porque muitos não sabem exatamente o que é marketing e qual a sua função. Marketing vai muito além da propaganda e publicidade. Marketing é o conjunto de atividades desenvolvidas pela sua empresa visando reforçar o relacionamento com seu cliente. O grande objetivo do marketing é conquistar e manter o seu cliente satisfeito. E para isso, a empresa não conta apenas com a propaganda.

No seu dia a dia, mesmo sem saber, você tem praticado o marketing dentro da sua empresa, seja ela um comércio, indústria ou prestadora de serviços. Você faz marketing quando conversa com seu cliente tentando identificar o que ele necessita; quando decora a vitrine de sua loja buscando a atenção dos que por ali passam; quando capacita seus funcionários para um bom atendimento; quando define os preços de seus produtos buscando ser competitivo no mercado; quando decide pelos produtos e serviços a serem oferecidos à sua clientela; quando mantém bons relacionamentos com seus fornecedores e distribuidores; quando define planos de incentivos e benefícios aos seus funcionários; quando estuda seus concorrentes e o mercado em que atua visando identificar oportunidades e ameaças.

As empresas estão sempre fazendo marketing. Todas as organizações possuem cliente; então todas devem praticá-lo objetivando justamente reforçar o relacionamento com este cliente. Marketing não deve ser usado apenas para ganhar novos clientes; deve ser usado também para manter os clientes já estabelecidos.

Como podemos perceber, praticar marketing não exige, obrigatoriamente, muito investimento financeiro. O que não podemos esquecer é que, como todas as outras áreas de uma organização, o marketing requer planejamento. Significa definir objetivos, ser organizado, estabelecer prioridades, definir estratégias e decidir pelas ações. Tudo isso é plenamente viável em sua empresa, estou certo?

Fábio Iwakura é docente do ensino superior, consultor empresarial e diretor da Inteligência Consultoria Empresarial.

Contato: [email protected] / (43) 9.8404-0482

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: