O secretário de Educação de Rolândia, Cláudio Martins Pinho, revelou que uma parceria promoverá um reconhecimento aos alunos das escolas que tiverem aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, ainda a ser divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Uma quantidade de alunos de cada escola ganhará a oportunidade de visitar e conhecer a Academia da Força Aérea Brasileira em Pirassununga (SP) e seus trabalhos, como por exemplo, a esquadrilha da fumaça.
O número de alunos ainda está sendo negociado e ficará entre 20 e 50 e serão selecionados de forma igualitária os alunos de cada escola dentro dessa quantidade. “Vamos dizer que sejam 50 alunos, por exemplo, de dez escolas que aumentaram o Ideb, serão cinco alunos de cada escola”, explicou Cláudio. O critério para escolher os estudantes é definido pelas escolas. “Os diretores vão escolher aqueles alunos que se destacaram, porque se houve aumento no Ideb é porque a escola se destacou, mas tem sempre os alunos que se destacam mais”, afirmou.
O secretário viajará a Brasília no mês de março e se reunirá com Brigadeiro Mesquita, do Departamento de Ensino da Aeronáutica, para acertar os detalhes burocráticos do convênio. Durante a viagem, Cláudio revelou que serão verificados outros assuntos como, por exemplo, a construção do CMEI no jardim Perazolo. Além disso, a intenção do secretário é trazer palestrantes da Aeronáutica para darem cursos e palestras aos alunos. “É para mostrar o que a Aeronáutica propicia ao futuro desses jovens que querem ser pilotos, sargentos, controladores de voo e tudo mais”, destacou.
De acordo com informações do MEC, o Ideb reúne em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. No quadro ao lado, as últimas avaliações das escolas municipais rolandenses.
Escola Municipal 2011 2013 2015
Costa e Silva 5,9 4,9 7,0
Garrastazu Médici 5,7 5,8 6,1
Geralda Chaves 5,2 5,0 6,3
Maria do Carmo Campos 5,4 5,9 6,3
Maria Teixeira Georg 6,3 6,8 6,9
Parigot de Souza 6,0 5,5 6,3
São Fernando 4,7 5,3 5,1
Vitório Franklin 6,8 6,9 7,5
Luiz Real (São Martinho) 5,4 5,8 6,4
Sebastião Feltrin 5,0 5,4 6,2
Monteiro Lobato 5,6 5,1 6,4