No próximo final de semana, Rolândia sediará o Congresso e Assembleia Regional dos Escoteiros. Através do Grupo Escoteiro Guarani, o evento deve trazer mais de 450 escoteiros de mais de 40 grupos espalhados pelo Paraná para o município nos dias 24 e 25 de março. De acordo com informações do diretor presidente dos Escoteiros da região do Paraná, Irineu Muniz de Resende Neto, que comparecerá ao evento, o número de inscrições é recorde. “Segundo ele, é o maior número de inscritos em assembleia que eles têm notícia”, revelou Ednilson Antonio Pereira dos Santos, integrante do Grupo Escoteiro Guarani e coordenador geral do evento.
Ednilson explicou que o congresso, que terá início às 8h do sábado (24) na Faccar, será um momento para atualização dos adultos, os “chefes escoteiros” de diversas cidades do estado por meio de módulos, oficinas e palestras. “A palestra será sobre educação e valores com o padre Rafael Solano, de Londrina, que é docente da PUC”, revelou. A partir das 14h, ainda na Faccar, começam as oficinas. “Cada ramo, faixa etária que trabalhamos dentro do movimento escoteiro, vão ter duas a três oficinas”, afirmou. “Eles escolhem o que querem fazer, o que acham que estão precisando se atualizar e conhecer mais”, acrescentou o coordenador. Toda a população poderá acompanhar a abertura solene no Ginásio da Vila Oliveira a partir das 20h, que premiará e homenageará alguns dos grupos. A assembleia no domingo (25) trará a prestação de contas, planejamento para o próximo ano e outros assuntos relevantes sobre a gestão escoteira no Paraná.
A assembleia ainda conta com uma novidade ecologicamente correta. É de costume que a cidade anfitriã do evento distribua entre os participantes um panfleto com indicações de lanchonetes, restaurantes e acomodações, mas Rolândia inovou e fará tudo isso por meio de um aplicativo de celular. “Nós fizemos uma parceria com o Guia Rolândia, então tudo isso já tem no aplicativo”, revelou Ednilson. “Isso ajuda a preservar a natureza, não desperdiçar papel e não sujar a cidade”, complementou. Além disso, o aplicativo também orienta caminhos para chegar a diversos locais do município. “O aplicativo traz ela da porta de sua casa até a porta da Faccar”, destacou o coordenador.
O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia, da Prefeitura Municipal e do 15° Batalhão de Polícia Militar, além da Faculdade Paranaense – Faccar, que disponibilizou seu espaço .