A campanha de vacinação contra a gripe começou na segunda (23) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rolândia e prioriza a alguns grupos – a vacina não está disponível para todas as pessoas. Para se receber a vacina, além de fazer parte do grupo prioritário de imunização, é necessário comparecer a uma UBS mais próxima e levar a carteira de vacinação, além de um documento de identificação.
Os grupos
A vacina está sendo administrada em crianças entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (cinco anos incompletos), gestantes, mulheres no pós-parto até 45 dias, idosos a partir dos 60 anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens (entre 12 a 21 anos de idade) sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Neste ano, continuam fazendo parte do grupo a ser vacinado os professores do ensino básico (ensino regular, especial e/ou Educação de Jovens e Adultos) e superior das escolas públicas e privadas. No entanto, a vacina é somente para professores ativos em sala de aula.
A meta é vacinar 90% dessa população. A recomendação é para que a pessoa procure o posto para ser vacinado até as 17 horas, apesar das UBS fecharem às 18 horas. O motivo é que os profissionais precisam guardar as vacinas e fazer os registros de vacinação até o final do expediente.
Dia D
De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas são constituídas por vírus inativos, fracionados e purificados, portanto não contêm vírus vivos e não causam a doença. No dia 12 de maio, sábado, todas as unidades do município estarão abertas exclusivamente para a vacinação contra a gripe, das 8 às 14h, para atender pessoas do grupo prioritário de imunização que não têm condições de ir a UBS no horário normal.
Recomendações
As pessoas que apresentem febre moderada ou aguda devem adiar a vacinação até que esse quadro se resolva, para que essa condição não seja atribuída à vacina. Alérgicos a ovo que apresentem somente urticária após a exposição, podem receber a vacina mediante adoção de medidas de segurança. A compressa para dor no local da aplicação deve ser feita apenas com água fria e em caso de qualquer efeito adverso, a orientação é procurar uma UBS. Essas manifestações atingem de 15 a 20% dos vacinados e geralmente duram só 48 horas.