A secretaria de Assistência Social terá uma barraca para orientar e informar a população dos serviços e direitos que são oferecidos pelo poder público. “Vamos divulgar os CRAS, o programa de distribuição de renda, que é o Bolsa Família, a carteirinha do passe livre e a do idoso, orientação de baixa renda para a tarifa social de água e luz”, listou Fernanda Buranello, diretora administrativa da secretaria.
Neide Cavalaro, diretora das bibliotecas públicas do município, adiantou que oito funcionárias estarão na barraca ligada à secretaria de Educação com livros infantis e participação de oficinas, como a de fibra de bananeira, que vem sendo realizada nas bibliotecas do Bartira e a Cidadã.
Na área da saúde, durante a festa, serão ofertadas todas as vacinas do calendário de Multivacinação, como a de hepatite A, VIP, meningocócica C, rotavírus humano, HPV, pneumocócica 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral e VOP (poliomielite). A vacinação contra a gripe para grupos prioritários também será realizada no evento. Para tomar qualquer vacina, é necessário levar a carteirinha de vacinação e também um documento de identificação.
A Atenção Básica da secretaria de Saúde com apoio de seus parceiros oferecerá aferição de pressão e teste de glicemia. A equipe Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) também dará apoio ao evento, fazendo a medição do IMC (índice de massa corporal) com um nutricionista, um educador físico e um assistente social. O Rotary Cçub de Rolândia-Caviúna e o Lions de Rolândia ainda contribuirão com testes rápidos de sífilis e hepatite C, cujos resultados saem na hora.
A saúde bucal também terá a sua barraca durante a Festa do Trabalhador. Os adultos também poderão passar por uma avaliação bucal, como revelou Ivone Liberatti, coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), para prevenir e poder encaminhar o rolandense ao tratamento. “Isso poderá detectar alguma lesão”, destacou. No período da tarde, às 14h, a equipe de Odontologia apresentará um pequeno teatro com cinco personagens para ressaltar ao público a importância da saúde bucal. “Faremos uma dramatização nesse teatrinho com esse objetivo, de que tem que escovar os dentes e cuidar, que não adianta ir ao dentista só quando tem dor de dente”, explicou. Aproximadamente 30 pessoas de todas as áreas da Saúde estarão mobilizadas no evento.
Por meio de parceria da secretaria de Cultura e Turismo com o Instituto Embelleze, serão oferecidos ao longo de todo o evento serviços gratuitos de beleza como corte de cabelo, maquiagem e barbearia para os homens.