Na última segunda (23), a Comissão Municipal de Preservação Histórica de Rolândia (Comphir) se reuniu na secretaria de Cultura e Turismo para deliberar sobre diversos assuntos. A comissão é formada por membros que representam a Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR), a Faccar, a Câmara Municipal, o Museu Municipal, professores, secretarias de Planejamento, Educação, Cultura e Turismo e o setor jurídico do poder público.
A princípio, foi realizada a leitura e aprovação da ata da reunião anterior. Silvia Unbehaun Puschel, presidente da comissão, explicou que um dos principais assuntos foi a deliberação sobre uma solicitação da Comunidade Luterana. Eles enviaram um ofício à comissão pedindo que fosse analisada a possibilidade de tornar a Erntedankfest um patrimônio imaterial do município. “É uma festa ainda mais antiga que a Oktoberfest, que é um patrimônio”, revelou Silvia.
Lista de patrimônios – A reunião também discutiu quais serão os próximos passos sobre a lista de patrimônios para preservação que foi elaborada pela Comphir, já que isso implica diretamente na conscientização dos responsáveis em momentos de reformas nestes locais, públicos ou privados. Outra sugestão que entrou em debate foi a elaboração de uma ficha de parecer para cada um desses bens com medidas e informações. “Pensamos em procurar uma universidade que tenha curso de Arquitetura para ver se estagiários não tem interesse em fazer uma ficha técnica daquele bem de interesse do município”, revelou a presidente. O recurso empenhado para a finalização da reconstrução do Hotel Rolândia também entrou em pauta.