A peça A.M.A.D.A.S. (Associação das Mulheres que Acordaram Despencadas), com a atriz global Elisabeth Savala, levou quase mil pessoas até o estádio Erich Georg na noite de segunda-feira (30). Savala divertiu o público com sua interpretação e interagiu bastante, principalmente com as mulheres durante quase uma hora. O evento fez parte da Festa do Trabalhador de Rolândia.
A peça fala de Regina Antônia, que chegou à meia idade e descobriu-se despencada. “Tudo caiu, como uma sabotagem combinada pelo corpo quando completamos 48 anos”, refletia a personagem. Pressionada pelas cobranças de uma sociedade cada vez mais fútil e superficial, e pela amiga mais bonita, mais nova (na aparência e não na idade) e mais “gostosona”, Regina Antônia abordou o comportamento das mulheres diante dos padrões de beleza cada vez mais rígidos, mas com muito bom humor.
Em fevereiro, quando esteve em Rolândia para oferecer o projeto Teatro de Graça na Praça, Savala prometeu que o público iria rir muito com a peça e com Regina Antônia. Prometeu e cumpriu, visto que os rolandenses se divertiram com os trejeitos e as falas da “despencada”, sempre reclamando dos efeitos da gravidade sobre seu corpo. O relacionamento com o também não foi esquecido e protagonizou muitas gargalhadas durante a apresentação. Uma noite inesquecível para quem foi.
O evento
Antes do início da peça, o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Pina, subiu ao palco e falou sobre o projeto Teatro de Graça na Praça, apesar de ser no campo. Pina convidou, para subir ao palco, o prefeito Luiz Francisconi, sua esposa Nilza, o presidente da Câmara, Eugênio Serpeloni, e o diretor da Fomento Paraná, Luiz Carlos Hauly. Único a falar, o prefeito deu boas-vindas a todos e ressaltou a importância de uma peça de uma atriz talentosa como Savala em Rolândia para os rolandenses.
O projeto
O projeto Teatro de Graça na Praça surgiu em 2002 na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de levar espetáculos teatrais para as comunidades da periferia da cidade onde não havia teatros. Desde então, os espetáculos ao ar livre já foram apresentados para mais de quatrocentas mil pessoas que, em sua maioria nunca assistiram um espetáculo teatral. A peça A.M.A.D.A.S começou a ser apresentada em 2014 e tem Camilo Áttila, esposo de Savala, como produtor.