A diretoria do Hospital São Rafael emitiu um comunicado avisando a população – e aos órgãos competentes – que está suspendendo os atendimentos eletivos até, pelo menos, a quarta-feira (30). O motivo é o desabastecimento causado pela paralisação dos caminhoneiros. O documento foi enviado 17 Regional de Saúde, ao Samu, ao Siate, à Central de Regularização de Leitos, à Secretaria municipal de Saúde, ao Ministério Público e à prefeitura de Rolândia.
No comunicado, a diretoria lembra que o “hospital está sendo drasticamente castigado, sendo obrigado a interromper/suspender todos os atendimentos eletivos, a princípio, até quarta-feira, dia 30 de maio de 2018. Tal medida é imprescindível a fim de garantir na manutenção de atendimento de urgência e emergência que possam ser necessários nesse período”.
O documento também lembra que a Federação das Santas Casas da Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) informou que a entrega de medicamentos e matérias já está sendo afetada, já que tais produtos são entregues por caminhões não identificados, ou seja, de transportadoras diversas, o que dificulta a liberação nas estradas.
A nota também afirma que os procedimentos eletivos serão retomados quando a logística de distribuição e suprimentos for normalizada.