Prefeito dá ultimato para acabar com os borrachudos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Prefeito dá ultimato para...
    Os borrachudos seguem sendo um incômodo em vários pontos de Rolândia. No último sábado (23), os insetos tiraram o sossego da comunidade nipo-brasileira e das autoridades que compareceram ao Culto em Homenagem aos Pioneiros e Celebração pelos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil (Ireissai), no Museu Japonês de Rolândia. Os pequenos insetos sempre são lembrados pelos orientaisno Museu, principalmente nos últimos quatro anos.

    No mês de julho, a cidade receberá a Princesa Mako do Japão e a administração não quer que os borrachudos atrapalhem a ilustre visita. O secretário do Meio Ambiente, Luiz Antônio Soares, recebeu um ultimato do prefeito para exterminar os insetos e, juntamente com o setor de Endemias, da secretaria de Saúde, formou uma força-tarefa para o extermínio. “Nós temos que acabar com os borrachudos”, determinou. Cláudio Pinho, secretário de Educação, que tem formação em gestão ambiental, também está auxiliando no combate aos pequenos insetos. 

    Larvicida trocado
    A secretaria de Meio Ambiente já trocou o larvicida usado nos últimos meses – agora, o Vecto-Bac é que será utizado. A secretaria já recebeu 20 litros do larvicida que estão sendo aplicados entre hoje (29) e sábado (30). Na segunda (02), mais 60 litros serão aplicados nos demais locais. A segunda aplicação será feita na próxima segunda (09). As áreas das nascentes Bandeirantes, Amoreira, Ema, Marabu, Vermelho e Maracanã serão priorizadas na aplicação. “Vamos fazer o controle a cada 15 dias até acabar todas as larvas e depois passa a aplicação a cada 30 dias”, explicou Luiz Antônio. 

    O surto ocorreu porque o larvicida que estava sendo aplicado nas nascentes não estava sendo efetivo. O secretário então fez os trâmites burocráticos para voltar a adquirir o larvicida Vecto-Bac, que tinha resultados mais satisfatórios no combate aos borrachudos. A licitação do antigo larvicida, feita na gestão anterior da secretaria, estava equivocada, segundo informou Luiz. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: