Mutirão do Idoso é neste sábado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Mutirão do Idoso é...
    O 1º Mutirão de Saúde do Idoso será realizado neste sábado (07) no Espaço Viva Viva (Restaurante da Oktoberfest). O evento promovido pelo Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, em parceria com a 17ª Regional de Saúde, deve receber cerca de mil idosos em dois períodos, começa às 08 horas e termina às 15 horas.

    O Mutirão irá oferecer estações de atendimento ao idoso, com verificação de dados antropométricos, pressão arterial, teste de marcha, aplicação de instrumento de estratificação de risco. Além disso, serão realizadas orientações em saúde, como direitos dos idosos, uso de medicamentos na terceira idade, nutrição e envelhecimento, Infecções Sexualmente Transmissíveis em idosos, combate ao Aedes Aegypti, avaliação bucal, prevenção de quedas em idosos, entre outros.

    A Atenção Básica estima a participação de cerca de mil idosos e, para garantir a qualidade do atendimento, eles serão divididos em dois períodos, de acordo a Unidade Básica de Saúde (UBS) à qual pertencem. As pessoas idosas da UBS Central, UBS Parigot e UBS Santiago devem comparecer ao Viva-Viva pela manhã; já os idosos e idosas das Unidades da Vila Oliveira, San Fernando, Nobre e Tomie devem ir no período da tarde. Mas caso não seja possível comparecer no período estabelecido para sua UBS, o idoso pode comparecer no outro horário. 

    Os organizadores também lembram que é importante que os idosos e idosas compareceram ao Mutirão com um acompanhante. “Isso para que nos auxiliem no fornecimento de informações sobre sua saúde. Pedimos também que levem suas receitas médicas e/ou medicações de uso contínuo”, ressaltou Paloma S. C. Pissinati, da diretoria da Atenção Primária à Saúde. “Contamos com a participação de todos, como estratégia de promoção da saúde dos idosos”, concluiu Paloma.   

    Segundo dados do IBGE (2017), Rolândia contava com 7.148 idosos (3.289 homens e 3.854 mulheres). À época, nove rolandenses passavam dos cem anos: quatro homens e cinco mulheres. 
  

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: