Rolândia receberá neste domingo (15) uma atração musical diretamente das terras cariocas. A internacionalmente premiada Orquestra da Rocinha (RJ) fará uma apresentação conjunta com a orquestra paranaense da ONG Arte e Vida, de Arapongas, que tem como professor, pedagogo e maestro o rolandense Claudemir Trevisan, que também está à frente da Big Band Pé Vermelho. A apresentação, que se chama “Duas orquestras, um encontro”, será às 18h na Igreja São Paulo Apóstolo (Rua Arthur Thomas, 203). O maestro carioca Rodrigo Belchior vem acompanhado de 42 pessoas e somando com os paranaenses, a apresentação terá 65 músicos. “O repertório varia de música internacional, música popular brasileira, é bem eclético”, adiantou Claudemir.
A ONG Arte e Vida conta com várias crianças e adolescentes rolandenses e foi convidada, no fim de 2017, para participar de uma campanha no Rio de Janeiro. “Lá nós tocamos na Campanha Natal sem Fome, tocamos no Aqua Rio e fizemos uma apresentação e fomos convidados para conhecer a Orquestra da Rocinha e o projeto deles”, contou o maestro Trevisan. Os paranaenses fizeram uma apresentação conjunta com os cariocas e então surgiu o convite para tocarem juntos novamente, dessa vez no Paraná. “Esperamos que o pessoal prestigie essa oportunidade de ver um grupo de fora que vem tocar e trazer uma cultura diferente”, afirmou o maestro rolandense.
Além de passar por Rolândia, a Orquestra fará um circuito de apresentações, que começa neste sábado (14) no Teatro Mauá, em Arapongas, às 20h, no domingo (15) passa por terras rolandenses e participa da abertura do Festival de Música em Londrina na segunda-feira (16). A ONG Arte e Vida ofereceu e alimentação para os cariocas em retribuição à acolhida que tiveram na visita à capital do Rio de Janeiro.
Orquestra da Rocinha
A Escola de Música da Rocinha foi fundada em 1994 e desde então vem ampliando gradativamente suas atividades e número de alunos atendidos. Está sediada no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare, centro de inclusão social e capacitação profissional mantido e administrado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Ocupa 4 salas com toda a infraestrutura necessária, sendo a única escola de música da comunidade da Rocinha.
O objetivo geral de suas atividades Ă© contribuir para o aumento do grau de escolaridade da população local, atravĂ©s da melhoria no rendimento de aprendizagem escolar e da diminuição do Ăndice de evasĂŁo na escola regular. Para atingir este objetivo oferece atividades relacionadas Ă Educação Musical, com as quais busca sensibilizar os alunos atravĂ©s dos estĂmulos da linguagem musical.
Ao longo de sua trajetĂłria já atingiu resultados significativos em cada uma de suas linhas de ação. Já funcionou nas dependĂŞncias de duas igrejas e na quadra da Escola de Samba AcadĂŞmicos da Rocinha, tendo se transferido em 2004 para o Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare, o que significou um grande passo para a ampliação e aprimoramento de suas ações, podendo atender tambĂ©m a jovens do Vidigal, Parque da Cidade e Vila Canoas. A qualidade do espaço e a infra-estrutura disponĂvel ainda permitem a ampliação das atividades oferecidas.
A Escola de Música da Rocinha tem a chancela da UNESCO, é registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e recebeu em 2007 menção honrosa do Prêmio Cultura Nota 10, concedido pelo Instituto Cultural Cidade Viva e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. É um dos projetos fundadores da Rede Social da Música, associação para a troca de informações e boas práticas entre instituições que utilizam a música como ferramenta de inclusão e transformação social.