Sarampo: Saúde orienta prevenção pela vacinação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Sarampo: Saúde orienta prevenção...

    Neste ano, a erradicação do Sarampo no Brasil deixou de ser uma realidade após a confirmação de vários casos da doença. A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância, explica que a proteção contra o sarampo faz parte do calendário de vacinas das crianças através da vacina Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Para quem nunca foi vacinado, são duas doses até 29 anos e uma dose entre 30 a 49. A vacina não é dada para adultos com mais de 49 anos por razões imunológicas.

    Gestantes, pessoas com casos suspeitos de sarampo, crianças menores de 12 meses de idade e pessoas imunocomprometidas (com doenças que abalam fortemente o sistema imune) não podem ser vacinadas contra sarampo. “É importante tomar a vacina 15 dias antes de viajar. Como há um grande número de casos também em vários países da Ásia e África, assim como nos estados brasileiros de Roraima, Amazonas e Rio Grande do Sul, as pessoas devem procurar uma Unidade de Saúde antes de irem para esses destinos”, ressaltou o enfermeiro Marcelo Marques Ferreira do setor de Epidemiologia de Rolândia. A orientação é para que os rolandenses atualizem sua vacina, levando o cartão de vacinação na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e sendo imunizado.

    Sintomas e tratamento
    O Sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus e transmitida por via respiratória, dessa forma sendo altamente contagiosa. O período de incubação – que é o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas – é de cerca de 12 dias e se caracteriza por manchas avermelhadas na pele, manchas brancas na parte interna das bochechas, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza e perda de apetite. Caso a pessoa apresente esses sintomas, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para receber os cuidados necessários. O paciente em tratamento deve ficar em repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. Casos mais greves pedem tratamento para o aumento da imunidade. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: