Oficina elege delegados de Rolândia em projeto de desenvolvimento

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Oficina elege delegados de...

    Na quarta-feira (18), o Centro Cultural Nanuk recebeu a 1ª Oficina de Engajamento do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte. Ela faz parte de projeto do Governo do Estado do Paraná que traça diretrizes e define ações estratégicas integradas para a organização, desenvolvimento sustentável e consolidação de uma ampla região composta pelas regiões metropolitanas dos municípios de Londrina, Maringá e Apucarana.

    Na oficina, foram eleitos representantes da Sociedade Civil de Rolândia, que formarão a Equipe de Acompanhamento para participar das demais etapas do plano, com sugestões sobre os principais problemas e potencialidades de cada um dos 15 municípios envolvidos. Chamados de delegados, os representantes eleitos foram escolhidos foram Catarina Schauff (Secretária de Planejamento), Juliana Vanzela Kamimura (srquiteta da Secretaria de Planejamento), os Vereadores Edileine Griggio (PSC) e Irineu de Paula (PSDB), Rubens Fernandes Negrão (consultor do SEBRAE), Márcio Lopes do Carmo (presidente da ACIR), Claudio Luis Mota e Eleandro de Aro (diretores da ACIR). Representando o setor industrial, foi eleito José Carlos Salgueiro.

    O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte é um projeto do Governo do Estado do Paraná com apoio do Banco Mundial e das Prefeituras envolvidas, em parceria com as empresas de Consultoria COBRAPE e UrbTec. A intenção do projeto é criar um grande corredor de desenvolvimento unificado e sustentável unindo as cidades de Rolândia, Arapongas, Cambé, Londrina, Ibiporã, Jataizinho, Apucarana, Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira e Mandaguaçu. Ao todo, os 15 municípios concentram, em uma área de 6.225 km², 1,5 milhão de habitantes e um PIB de R$ 35 bilhões. Os trabalhos vão ocorrer até o fechamento de uma proposta final, em abril de 2019, e o resultado será encaminhado ao Governo do Estado para desenvolver as ações discutidas.

    Estiveram presentes na oficina o coordenador executivo do Projeto, Cláudio Krugger (COBRAPE); Gustavo Taniguchi, coordenador da UrbTec no projeto; a coordenadora do projeto pelo Governo do Estado da Secretaria de Planejamento, Sônia Maria dos Santos; a representante do Instituto de Terras e Cartografia e Geologia do Paraná, Izabelle Swierczynski; o consultor Luiz Hayakawa, além de membros da consultoria, autoridades rolandenses e membros da comunidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: