Pátio transferido: menos transtornos ao rolandense

  1. Home
  2. /
  3. NotĂ­cias Antigas
  4. /
  5. Pátio transferido: menos transtornos...

    O novo pátio de manobras, localizado no parque industrial Barra Grande, para os trens que passam diariamente por Rolândia foi entregue Ă  comunidade na manhĂŁ desta quinta-feira (23), em um cerimĂ´nia no gabinete do prefeito Luiz Francisconi. A entrega foi acompanhada tambĂ©m pelo vice-prefeito Roberto NegrĂŁo, de secretários, dos vereadores EugĂŞnio Serpeloni, Maria do Carmo e Edileine Griggio, e dos representantes do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) JosĂ© da Silva Tiago, diretor geral, Max Alberto Cancian, rolandense coordenador de engenharia, e Charles Magno Nogueira Beniz, diretor de infraestrutura ferroviária. Depois da assinatura da entrega, uma comitiva foi atĂ© o parque industrial conhecer a obra in loco.

Mais uma semana

    Max Cancian lembrou que agora enviará um comunicado informando do novo pátio Ă  empresa Rumo LogĂ­stica e acredita que, em uma semana, as manobras comecem a ser feitas no parque Barra Grande. “Avisaremos que eles já podem mudar o local de operação imediatamente. A Rumo deve mandar um tĂ©cnico fazer a vistoria no novo pátio e acredito que em uma semana já estejam operando lá”, ressaltou o coordenador. “AtĂ© porque os tĂ©cnicos da Rumo estiveram acompanhando a obra desde o seu inĂ­cio”, lembrou Cancian.

   O novo pátio, localizado atrás da empresa Selmi, no Barra Grande, acabará com um dos maiores e mais antigos transtornos enfrentados pelos rolandenses: a demorada espera pelas manobras ferroviárias, seja por pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas. Sem distinção, todos tinham de esperar quando os trens faziam manobras, principalmente nas confluĂŞncias das avenidas Ayrton Rodrigues Alves e Presidente Vargas, da Presidente Vargas e Miguel Liogi, e da Presidente Vargas com a BarĂŁo de Rio Branco.
   A obra do pátio custou R$ 2,434 milhões e foi executada pela Castilho Engenharia, de Curitiba, já os recursos sĂŁo do Dnit. O contrato com a empresa vencedora da licitação (Castilho Engenharia e Empreendimento) foi assinado no dia 12 de março de 2018 e o serviço contratado foi o de Execução de Serviços de Remanejamento do pátio de manobras ferroviário no perĂ­metro urbano de Rolândia. A empresa tinha 150 dias (ou cinco meses) para entregar a obra e o fez em 156 dias – apesar dos transtornos causados pela greve dos caminhoneiros.

   As manobras feitas pelos trens dentro do perĂ­metro urbano de Rolândia se tornaram um pesadelo para os rolandenses – tanto para quem vinha para o centro quanto para quem ia para a Vila Oliveira. A linha do trem chegou a dividir a cidade em duas partes: para baixo e para cima da linha. A cena de pessoas, a pĂ© ou atĂ© com bicicletas, “pulando” o trem tornaram frequentes. O ex-vereador JosĂ© Giuliangeli, o Zezinho, que Ă© deficiente visual, foi o protagonista de uma das histĂłrias mais famosas do trem: Zezinho subiu no veĂ­culo para atravessar para o outro lado da linha e o trem começou a andar. O ex-vereador se agarrou ao que podia e sĂł conseguiu descer já em Arapongas, depois de gritar por socorro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: