De acordo com o mais recente relatório da Anatel, divulgado no dia 03 de agosto deste ano, mais da metade dos celulares ativos no Brasil já utilizam a conectividade 4G. Os números impressionam, poIs são 118,2 milhões de clientes, o que representa 50,29% de todas as linhas ativas no país.
O 4G começou a ser explorado comercialmente no Brasil em 2013 e, atualmente, já cobre a maioria dos municípios do país com pelo menos uma operadora. De acordo com a Anatel, a previsão é de que o 5G seja implantado por aqui em 2020.
Contudo, existe um movimento de retração do mercado de telefonia móvel no Brasil. Depois de anos crescendo a largos passos por conta da possibilidade de o cliente usar dois ou mais chips SIM no mesmo celular, o consumidor brasileiro parece estar abandonando esse hábito. Só nos últimos 12 meses, mais de 7 milhões de linhas de celular foram desconectadas, sendo quase 400 mil delas apenas em maio deste ano.
Ainda assim, as operadoras não estão passando dificuldades. Bem pelo contrário: elas estão conseguindo transformar seus clientes pré-pago rapidamente em pós-pago, que geram mais receita no fim de cada mês.
De acordo com a Anatel, as linhas pré-pagas ainda são a maioria, com 141 milhões de clientes nessa modalidade, mas esse número é 18,3 milhões menor do que o registrado há um ano. Em contrapartida, os clientes pós e controle hoje somam 93,1 milhões em todo o país, o que representa um aumento de 11 milhões de linhas nessa modalidade em 12 meses.
Segundo a agência reguladora dos serviços de telecomunicações no país, a Vivo segue líder no mercado de telefonia móvel com uma larga vantagem sobre a sua concorrente mais próxima, a Claro. Enquanto a Vivo tem 32% de participação no mercado, com 75 milhões de clientes, a Claro fica com 25% e 59 milhões de usuários. A Tim, que por muitos anos foi a única grande concorrente da Vivo, agora está na terceira colocação com 24% de participação e 56 milhões de clientes. A Oi é a quarta maior operadora de telefonia móvel no Brasil, com 16% de participação no mercado e 38 milhões de clientes.