Debutamos: Jornal de Rolândia completou 15 anos

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    O Jornal de Rolândia completou 15 anos de existência na última quinta-feira (20), mantendo-se como o veículo de comunicação, impresso ou virtual, de confiança dos moradores de Rolândia, Jaguapitã e Prado Ferreira, sempre prezando a credibilidade e a veracidade na divulgação de informações ao público. A primeira edição do Jornal de Rolândia foi publicada em 20 de setembro de 2003 e trazia na capa uma matéria sobre a corrida pela sucessão na prefeitura – é uma foto desse prédio que ilustra a capa desta primeira edição.


    Atualmente, o Jornal de Rolândia é um periódico semanal com tiragem de 14 mil exemplares/mês e é distribuído gratuitamente às sextas-feiras a seus leitores das cidades de Rolândia (e seus distritos), Prado Ferreira e Jaguapitã. Impresso em formato moderno – o berliner – o JR prima pela confiança e credibilidade perante a comunidade, já que não pertence a nenhum grupo político e não tem acordos com nenhum órgão, público ou privado.

    Além disso, o JR procura sempre atualizar diariamente o leitor das informações da cidade pela internet, mantendo uma ativa comunicação com o público pelas redes sociais, como o Facebook, e também pelo site. O site do JR (www.jornalderolandia.com.br), totalmente reformulado, chegou a um milhão de acessos (fonte Google Analytics) em menos de três anos.

    O site tem média de 2 mil visitas diárias. A fanpage do jornal (facebook.com/JornaldeRolandia tem mais de 18 mil seguidores), a página pessoal do editor conta com 5 mil amigos e o grupo do JR tem mais de mais de 12 mil e 900 membros. O JR ainda foi pioneiro no Paraná, sendo o primeiro jornal a usar a Tecnologia da Realidade Aumentada.


    Missão, visão e valores do JR
    A missão do Jornal de Rolândia é: “Informar a população sobre os acontecimentos da cidade de Rolândia e região com o compromisso ético, tentando ser o mais imparcial possível”.  A visão do Jornal de Rolândia é: “Ser referência como meio de informação na cidade de Rolândia e sua microrregião tanto para os leitores quanto para outros veículos, buscando crescer em área de abrangência e em números de exemplares – falando-se na edição impressa e na área digital, por meio das ferramentas tecnológicas, tornar-se um referencial como veículo de comunicação, ampliando e melhorando os meios que já utilizamos.”


    Os valores do Jornal de Rolândia são: Compromisso com a ética humana (não expor pessoas a situações constrangedoras, humilhantes); Compromisso com a vida humana (não mostrar cenas degradantes de pessoas – vivas ou mortas); Compromisso com a ética jornalística; Construção de credibilidade e confiança do leitor através desses anos.


    Preocupação social

    Ao longo dos 15 anos, o JR encabeçou e apoiou diversos projetos sociais na cidade. Em 2014, juntamente com a Casa de Repouso Manaain e a Unidade Social Nossa Senhora Aparecida, o JR confeccionou 1000 calendários, cuja renda arrecadada foi destinada às instituições. Em 2016, a iniciativa se repetiu com a Associação Mundo Animal de Rolândia (AMAR). O cabide solidário é um projeto que se repete todos os invernos, estimulando que a população pendure agasalhos que não usa mais para que outra pessoa possa usar.


    A Bibliotroca também é uma inovação do JR, que tem por objetivo instalar pequenas bibliotecas, ou tocas, colaborativas pela cidade, criando espaço para inúmeras trocas de livros e gibis. O JR e a Cerveja Tchirs em parceria distribuiram 200 pratos promocionais na 28ª Oktoberfest de Rolândia, em 2016. O Sacola Itinerante Familiar, projeto das Bibliotecas Públicas de Rolândia, tem o apoio do JR no envio de um exemplar semanal do jornal, juntamente com livros para os alunos da rede municipal de ensino e seus familiares. Atualmente, o JR conta também com o projeto de arrecadação “Lacre do bem”, para ajudar os Rotarys de Rolândia a reverterem os lacres em cadeiras de roda para pacientes carentes.

    As campanhas e ações do JR não passaram despercebidas pela Câmara de Rolândia. O vereador Reginadl Rossi propôs uma Moção de Congratulações pelo projeto Bibliotroca e o vereador Alex Santana fez o mesmo, mas pelo uso de um papel semente em outra ação do JR.


    Quem faz o JR
    A redação do Jornal de Rolândia é composta atualmente pelo editor José Eduardo da Silva e a estagiária de Jornalismo Renata Sartori de Oliveira. A também editora Josiane Rodrigues é responsável pelo marketing e pelas mídias sociais do JR. Os exemplares impressos do JR são distribuídos semanalmente por três entregadores: Tiago, Lu e Gislaine.

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