Os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rolândia devem manter o endereço e telefones atualizados nas respectivas UBSs de referência. O cadastro atualizado garante que o paciente será contatado quando uma consulta ou exame for agendado e também assegura que as equipes de Saúde da Família poderão visitar e acompanhá-los diretamente nas residências.
Vânia Bonfim dos Santos, gerente da Atenção Especializada da secretaria de Saúde, explicou que quando as consultas ou exames solicitados são agendados no Cismepar, o primeiro contato é feito pelo telefone que a pessoa disponibiliza no cadastro da UBS. “Muitas vezes quando ligamos, o número já não está mais disponível e isso acaba fazendo com que a pessoa acabe perdendo a consulta”, explicou.
Quando o paciente não é encontrado por telefone, a Central de Guias da secretaria é acionada. “Elas vão pessoalmente na casa do paciente levar essa guia de consulta e muitas vezes ao chegar lá, o paciente não mora mais no endereço”, relatou Vânia. Em 2017, por exemplo, mais de 53% dos rolandenses com consultas marcadas não compareceram e não avisaram que faltariam, impossibilitando que o horário fosse repassado para outro paciente. De 52.064 consultas agendadas, 24.003 pessoas compareceram e 28.061 faltaram. Até agosto de 2018, o índice de faltas de Rolândia teve uma pequena queda e está em 51,9%, ou seja, de 33.454 agendadas, houveram 17.363 faltas.