A Google anunciou, no dia 7 de novembro, durante a Android Developer Summit, que o seu sistema operacional mobile permitirá o uso de aplicativos enquanto eles são atualizados — atualmente, é impossível fazer isso e o app sempre é encerrado durante a atualização.
O recurso faz parte da chamada In-app Updates API, que traz duas grandes novidades para aplicação de atualizações no Android. Uma delas é justamente permitir o uso de um app durante o processo de download e instalação da versão atualizada e serve para atualizações menores, que não comprometem o funcionamento e a experiência de uso.
Já a outra é uma experiência em tela cheia e serve para atualizações críticas que não podem ser puladas. Ela aparece ocupando todo o display e deixa bem claro para o usuário o processo a ser realizado, sendo especialmente útil para atualizações de segurança ou aquelas acompanhadas de grandes mudanças na experiência de uso.
A utilização dessas duas novidades da In-app Updates API ficará a critério do desenvolvedor para cada nova atualização lançada por ele.