O 1° Prêmio Aluno e Professor Nota 10 de Rolândia foi realizado, na noite de segunda (19), no centro cultural Nanuk, reconhecendo o bom desempenho dos estudantes do 5º ano em provas e o esforço dos docentes na realização de projetos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. No total, foram premiados nove alunos e alunas e seis professoras – antes dos prêmios serem entregues, o público foi brindado com a apresentação de três músicas pela Orquestra Illuminare, de São Martinho. O prêmio foi uma iniciativa da vereadora Professora Maria do Carmo (PSDB), que idealizou e lutou para que o projeto Aluno e Professor Nota 10 fosse aprovado e instituído em Rolândia.
Premiados e premiadas
O processo para escolher o Aluno Nota 10 começou no mês de junho, em que todos os estudantes do 5º ano fizeram uma prova com questões objetivas de matemática e língua portuguesa. Foram selecionados pouco mais de 300 alunos que atingiram a média necessária para participar da segunda etapa: uma prova de matemática, língua portuguesa e produção de texto. Para ser considerado um aluno nota 10, a média desta prova deveria estar acima de 9.
Dentro dos critérios estipulados, nove alunos conseguiram passar a média e foram Nota 10: Ian Figueiredo de Jesus (Dr. Vitório Franklin), Victória de Jesus da Silva (Luiz Real), Heloisa Fernanda Schuller (Geralda Chaves), Taisa Rafaela de Almeida Leite (Geralda Chaves), Heitor Chaves (Maria Teixeira Georg), Leandro Quareli Rocha (Sebastião Feltrin), Maria Luiza Lima da Silva (Sebastião Feltrin), Maria Eduarda Zorzela de Alencar (Parigot de Souza) e Ana Carolina Alves Marques Schurmann (Sebastião Feltrin).
CMEIs
Entre os professores nota 10 com seus projetos, foram premiados os seis melhores. Três pertencem à categoria Educação Infantil: Maria Cecilia Batista (CMEI Delermo Poppi), com o tema “Divisor de águas: fugindo do convencional” ficou com o primeiro lugar. A segunda colocação foi da professora Kamila Cristina Soares (CMEI Rita Teodoro de Jesus) e seu tema “Meus amigos dinossauros: aprendendo com criaturas pré-históricas”, seguida da terceira colocada, Ariane de Paula (CMEI Delermo Poppi), com o projeto “Era uma vez”. Os outros classificados da categoria Educação Infantil foram Paula Karina D. de O. Ragusa (Sebastião Feltrin) e Ariadne Angelica S. Flugel (Sebastião Feltrin) com o tema “Bullying não! Amor e respeito sim!”, que receberam certificado de participação.
Escolas
Os três selecionados do Ensino Fundamental foram: em primeiro lugar a professora Vanessa Regina Ciola Ribeiro (Sebastião Feltrin) com o projeto “Conectados com o saber”, em segundo Monica K. Micheletti (Vitório Franklin) com o tema “Conectados para brincar” e, em terceiro, Sonia Marta Simonetti (Costa e Silva) com o tema “Somos iguais ou diferentes?”.
Ainda houve outros classificados: Luciana Ferreira Roza (Garrastazu Médici) com o tema “Alfabetização: melhorando a produção textual”, Valter do Carmo Moreira (Sebastião Feltrin) com o projeto “Carolina Maria de Jesus”, Marcia Gisele Segatel (Geralda Chaves) com o tema “Trabalhando com jogos na sala de recursos para o processo de aquisição da linguagem escrita e matemática de alunos com deficiência” e Valéria Marques Bárbara Rodrigues (Maria Teixeira Georg) com o tema “Eu brinco, Tu brincas e Ele brinca”, que receberam certificado de participação.