No final de semana, dos dias 24 e 25 de novembro, a equipe Legends Rolândia participou e venceu o 12º Torneio Nacional de Beisebol Amador no CT da Yakult, em Ibiúna (SP). Essa é a maior competição amadora de beisebol do país e contou com a participação de 12 equipes de 6 estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.
Apesar de carregar o nome da cidade, Legends Rolândia conta com atletas de Londrina, Apucarana Assaí e Ibiporã, além de cinco rolandenses. Na competição, Rolândia foi representada apenas por Rodrigo Sasaki (38) e Luciano Nasso (42). No ano passado, a equipe conquistou o campeonato na categoria Iniciantes e com a vitória, subiu de categoria. Vencendo também neste ano, subiu mais um degrau entre os amadores e, se vencer em 2019, vaí para a divisão A dos amadores.
Campanha
No sábado, dia 24, o Legends Rolândia venceu as duas partidas pelo grupo B. Na primeira partida, a vitória sobre o Pirates, de São Paulo, por 13 a 1. Na segunda partida, venceu o Vitória Marlins, do Espírito Santo, por 20 a 6. Os jogos têm duração de pouco mais de uma hora.
Como choveu muito durante a madrugada de sábado para domingo, os campos foram danificados e precisaram de manutenções, atrasando toda a programação. Com isso, a organização resolveu suprimir as semifinais e partindo diretamente para a final com os dois melhores times classificados: Legends/Rolândia e Salvador Killers (BA). Os finalistas foram definidos pelo critério técnico TQB (Balanço de Qualidade da Equipe, em inglês). A estatística é definida pelos Pontos Conquistados dividido pelo número de innings (possibilidade de rebater e defender) atacados subtraindo os Pontos Cedidos dividido pelo número de innings defendidos.
A equipe rolandense venceu os baianos por 13 a 0 e ainda arrematou várias premiações individuais. Ederson Silva (Londrina) foi considerado o Most Valuable Player (MVP), Daniel Ishikawa (Londrina) foi o maior pontuador, Igor Ishikawa (Londrina) foi o maior conquistador de bases e Luiz T. Mano (Apucarana), o melhor arremessador.
“A equipe treina todos os sábados e, para 2019, estamos nos preparando para receber mais pessoas interessadas em praticar o esporte – em qualquer idade – já que os adolescentes fazem um treino diferenciado”, resumiu Rodrigo Sasaki, capitão do Legends.