Os idosos e as idosas aguardam com ansiedade a volta das atividades do CCI (Centro de ConvivĂȘncia do Idoso) em RolĂąndia, que serĂĄ nesta segunda-feira (11). A equipe vai preparar uma macarronada especial a partir das 11h da manhĂŁ para marcar o inĂcio do ano. O evento terĂĄ a presença do prefeito interino Roberto NegrĂŁo (PR) para dar as boas-vindas ao grupo de idosos.
  A secretĂĄria de AssistĂȘncia Social, Sandra Martins, jĂĄ adiantou que estĂĄ em negociação a mudança do horĂĄrio do transporte pĂșblico para que os idosos nĂŁo precisem sair tĂŁo cedo de casa para frequentar o CCI. Atualmente, o CCI tem 270 idosos cadastrados, que frequentam de forma alternada participando de oficinas e palestras. âTem dias que sĂŁo 120 idosos e outros, 180. Depende do dia e da atividadeâ, explicou Daiane Cirilo, assistente social responsĂĄvel pelo CCI.
  Mais de dez pessoas compĂ”em a equipe do CCI, entre assistente social, psicĂłloga, cozinheiras e voluntĂĄrios. Em 2018, as estagiĂĄrias da secretaria realizaram um levantamento socioeconĂŽmico com os idosos e foi constatado que nenhum deles passava necessidades financeiras. A oficina de mĂșsica do CCI Ă© comandada pela voluntĂĄria Maria Luiza Muller e o artesanato fica com a voluntĂĄria Eide Fernandes. A secretaria de Esportes cede o professor Ubiratan âBilaâ para fazer o alongamento com os idosos. A equipe de assistentes sociais e psicĂłlogas tambĂ©m realiza periodicamente atividades de convivĂȘncia com os membros.
Orçamento apertado
  O orçamento do CCI acabou sendo reduzido e a equipe teve que otimizar o uso do recurso para continuar fornecendo cafĂ© da manhĂŁ, da tarde e almoço aos idosos que frequentam o local. No ano passado, o Governo Temer pagou apenas seis das doze parcelas de R$ 11.275,00 que mantĂ©m o CCI em funcionamento. NĂŁo hĂĄ previsĂŁo que essas parcelas restantes sejam pagas e nem se o Governo Bolsonaro continuarĂĄ sendo repassado â atĂ© fevereiro nada caiu na conta da Prefeitura. âNeste ano, com a mudança do governo federal, nĂŁo temos orientaçÔes federais e estaduais de como vai ficar essa questĂŁoâ, relatou Sandra.
  No ano passado, eles conseguiram atender a demanda de alimentação com o superĂĄvit da conta e a ajuda do governo municipal via fonte mil. âConseguimos fechar o ano, mas com bastante dificuldadeâ, afirmou. Os gastos com alimentação representam 80% do orçamento do CCI, sendo o restante para manutenção e aquisição de itens de artesanatos. Para 2019, a alimentação para os idosos serĂĄ mantida, mas de forma repensada e mais econĂŽmica para ser compatĂvel com o baixo orçamento disponĂvel. âVai continuar tendo almoço e cafĂ©sâ, garantiu Sandra.