Meu nome é Tiago Fadel, rolandense, 39 anos, sou mecânico de composição na equipe Alfa Romeo Racing. Estou aqui para que vocês, amantes de Fórmula 1, entendam as novidades esse ano de 2019 na Fórmula 1. Estaremos juntos nessa coluna do Jornal de Rolândia.
Os carros de F1 em 2019 ficaram com as asas maiores. A asa traseira ficou 10 cm mais larga e 2 cm mais alta e a asa dianteira ficou 20 cm mais larga. A asa dianteira foi simplificada para que os carros ficassem mais lentos em 2019, por segurança, pela FIA (Federação Internacional Automobilística), mas o pior é que eles erraram. Os carros já no teste de inverno em Barcelona ficaram 1 segundo mais rápido que a volta de classificação de 2018! Resumindo: os carros ficaram mais rápidos.
A Ferrari foi a mais rápida nos testes de inverno. Foram 8 dias de teste, os quais são usados pelos times de Fórmula 1 para evoluir o carro que, durante os testes, acabam de nascer com o formato novo do regulamento de 2019.
Os carros já ultrapassam a marca de 1000 cavalos de potência, com o peso de 740 kg aproximadamente, sem piloto. A Mercedes liderou os treinos em maior número de voltas: 1190. Em segundo, vem a Ferrari com quase mil voltas: 992 voltas. A Alfa Romeo ficou em 5 lugar com 929 voltas.
Os testes de inverno mostram que existem dois grupos. O pelotão da frente tem a Ferrari, Mercedes e Redbull. Entre a 4ª a 8ª posição as equipes ficaram com uma diferença muito pequena, o que há tempos não acontecia. Graças às mudanças nas asas, o segundo grupo está somente 1 segundo atrás do pelotão da frente. Isso significa que vamos ver uma F1 super competitiva em 2019.
O segundo grupo é formado pela Renault, Alfa Romeo Racing, Toro Rosso, Haas e McLaren. Bem atrás vêm duas outras equipes: Racing Point e Williams (equipe onde o Senna faleceu em 94), que está em último com quase 3 segundos atrás dos primeiros.