Câmara escolhe seu novo presidente nesta segunda (01)

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Câmara escolhe seu novo...

    Com a renúncia do vereador Eugênio Serpeloni (PSD) à presidência da Câmara Municipal de Rolândia, na terça-feira (26), já foi convocada uma eleição para definir um novo presidente para a Casa de Leis. O vice-presidente João Gaúcho (PSC) já comunicou a vacância do cargo, dando a conhecer a todos os parlamentares a realização da eleição na sessão ordinária de segunda-feira (1º de abril).

    Os vereadores que quiserem disputar a presidência deverão registrar a candidatura até as 18h dessa sexta-feira (29), 72 horas antes da sessão de segunda-feira (1º de abril), na qual a eleição será realizada. Se surgir mais de uma candidatura e houver empate de votos, a idade é o fator decisivo: o mais velho assume a presidência.

    Como somente o cargo de presidente ficou vago, Reginaldo Burhoff, diretor da Câmara, explica que a candidatura será única e não de chapa. “A inscrição é só de um nome, porque houve a vacância só de um cargo. Todos os vereadores poderão concorrer e os da Mesa Diretiva atual, que quiserem concorrer, terão que renunciar aos cargos que estão”, declarou.

    Com isso, a mesa diretora não sofrerá alterações, a não ser que um dos seus integrantes seja candidato à presidência. Para isso, o vereador deverá renunciar de sua posição atual na mesa antes de registrar a candidatura para presidente da Casa de Leis. Em relação ao cargo que ficar desocupado com a renúncia para a presidência, ele será ocupado por um vereador que candidatar-se em uma eleição posterior somente para esta função.

Candidatos
    O vereador Alex Santana (PSD) já falou em ser candidato à presidência durante a tumultuada sessão de segunda-feira passada, quando a Comissão Processante contra Eugênio Serpeloni foi arquivada. “Se o presidente renunciar, colocarei meu nome à disposição”, afirmou Santana, que deve receber apoio de João Ardigo (PSB), Reginaldo Silva e Rodrigão (ambos do SD) e de Andrezinho da Farmácia (PSC).

    Por outro lado, outros nomes de que se têm falado são do PSC: o atual vice-presidente da Câmara, e que vai conduzir a sessão de eleição, João Gaúcho, e da vereadora Edileine Griggio. Num eventual empate de votos, a vereadora Edileine é a mais velha e, portanto, seria a próxima presidenta da Câmara de Rolândia – João Gaúcho é mais novo que Alex.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: