A reuniĂŁo do Conselho Municipal de Trânsito de Rolândia confirmou o que todo mundo já sabia: o estacionamento nas “ilhas”, locais que fica no meio das avenidas, entre os postes, está sujeito Ă multa por parte da PolĂcia Militar, que fiscaliza o trânsito no municĂpio. Nas Ăşltimas semanas, o tema veio Ă tona por causa da “legalização” tácita dessas vagas, já que praticamente em todos as avenidas há veĂculos estacionados nesses espaços. “É passĂvel de multa”, alertou a tenente Ana Delai, do 15Âş BPM de Rolândia.
Apesar de nĂŁo haver uma sinalização vertical, com placas, há locais em que há sinalização horizontal (as faixas) e, mesmo onde elas nĂŁo existam, ainda assim Ă© proibido o estacionamento nesses espaços, que sĂŁo consideradas áreas de escape em qualquer emergĂŞncia. Se um veĂculo tiver que desviar de algo ou de alguĂ©m na rua, automaticamente, vai para o meio da avenida – se houver carros estacionados ali, certamente ocorrerá o choque. Outro detalhe Ă© que o seguro nĂŁo cobre eventuais danos se ocorrerem acidentes e o veĂculo estiver estacionado em local proibido.
Sem vagas
Foi a falta de vagas que levou dezenas de motoristas a estacionarem seus carros nessas ilhas. Sem uma Zona Verde e um estacionamento rotativo, a situação vai piorar ainda mais, com cada vez menos vagas e cada vez mais carros. E menos paciência de todos.