A tendĂŞncia da mobilidade ciclĂstica tomará conta da Tribuna Livre na prĂłxima sessĂŁo da Câmara Municipal de Rolândia, nesta segunda (22). Daniel Steidle, ambientalista e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), apresentará o projeto “Rolândia: capital verde do ciclismo” para sensibilizar os vereadores e angaria mais simpatizantes na luta por essa causa. “O ciclismo Ă© ambientalmente correto porque vivemos a era do aquecimento global. Rolândia realmente poderia ser um exemplo, a nĂvel local, regional, nacional e mundial, de uma cidade que resolveu abraçar a bicicleta”, destacou.
A bicicleta já Ă© uma tradição na cidade, o que justifica esse tĂtulo. “Isso se baseia nos estudos do ITEDES, que aponta 20% de mobilidade ciclĂstica, se baseia em todos os ciclistas que participam do Caminhos de SĂŁo JosĂ©. É um grande movimento para Rolândia, que Ă© topograficamente plana, ideal para o ciclismo”, explicou. O ambientalista revelou ainda que há possibilidade de conexĂŁo com universidades alemĂŁs, atravĂ©s do Consulado, para estudos e práticas relacionadas a esse potencial na cidade.
Steidle define o ciclismo como uma “vocação local” e convoca parceiros nessa empreitada, nĂŁo sĂł do Poder PĂşblico, mas tambĂ©m da iniciativa privada. “Quero deixar claro que isso nĂŁo Ă© sĂł uma bandeira minha, pessoal. É algo que o ITEDES já levantou com a arquiteta DanaĂŞ Fernandes. O Elton Charles Pereira Ă© arquiteto e fez um TCC sobre bicicleta e mobilidade em Rolândia… Na verdade, sĂŁo muitas vozes e estudos que nos levam a abraçar essa causa que pode unir nossa comunidade”, afirmou.
A campanha da capital verde do ciclismo tambĂ©m pode ajudar a melhorar a imagem de Rolândia prejudicada por escândalos polĂticos, como apontou o ambientalista. “Oferecemos um tema capaz de fazer nossa polĂtica melhorar”, concluiu. A atividade pode trazer ainda ganhos financeiros, já que Rolândia atrai muitos visitantes em suas pedaladas e passeios ciclĂsticos como os Caminhos de SĂŁo JosĂ© e outras atividades afins – sĂł neste ano foram mais de 800 participantes dos Caminhos.