Pesquisar
Close this search box.

Erntedankfest será no dia 26

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Erntedankfest será no dia...
    A Erntedankfest ou Festa de Ação de Graças pela Colheita, realizada anualmente pela Comunidade Luterana de Rolândia, já tem data. No dia 26 de maio, um domingo, a população da cidade e região poderá participar do culto festivo, aproveitar as delícias da gastronomia alemã e acompanhar três apresentações de dança de grupos folclóricos e três corais. A festa acontecerá na Igreja Luterana de Rolândia, que fica na Av. Tiradentes, 1153.

    A programação começa às 10h com o culto festivo. O almoço se inicia ao meio-dia e terá música ao vivo com a dupla Sandro & Wilson de Pomerade (SC), já bem conhecidos pelos rolandenses. O cardápio conta com os pratos típicos eisbein, salsichão, marreco e mais. Além disso, há pratos regionais como churrasco, frango assado no forno à lenha, saladas e também café, bolos e tortas. 

    Os grupos folclóricos alemães que irão se apresentar na festa são o Rotkappen e o Weisser Schwan, ambos de Rolândia, e o grupo de dança étnica Teuto Brasileiro, de Maringá. Os corais rolandenses Roland Singt e Celebrare e o Heimatklänge, de Londrina, também se apresentarão. Os valores e vendas serão divulgados em breve. 

    A história da festa
    A Erntedankfest é uma tradição alemã e no Brasil, é realizada entre os meses de maio e junho pelas comunidades evangélicas luteranas. A Igreja Luterana de Rolândia realiza a festa na cidade há mais de 80 anos, desde a fundação da igreja – em 29 de março de 1939. No dia do evento, os membros destas comunidades reúnem os mais variados produtos, inclusive sementes, que são levados à Igreja, em agradecimento a colheita do ano. Anualmente, na cerimônia religiosa, esses produtos são colocados junto ao altar, como a oferta de agradecimento. Após o culto, é realizado o leilão desses produtos. Em Rolândia, estes produtos são doados a entidades. A Erntedankfest representa o respeito por todos os produtos que servem para o sustento da família, agradecendo pelo alimento diário que está sobre a mesa. A Festa da Colheita é o momento para agradecer a Deus por sua bondade, por meio dos frutos do trabalho humano e da generosidade da terra.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: