A Tribuna Livre da sessão ordinária da Câmara Municipal de Rolândia na segunda-feira (17) teve tema e convidado para lá de nobres. O Arcebispo da Diocese de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, usou o espaço para falar a respeito da Campanha da Fraternidade, que já é realizada há mais de 60 anos no Brasil. Em 2019, seu tema é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).
Dom Geremias analisou o momento atual que o país vive e a importância das políticas públicas para a vida da população. “Estava ouvindo os vereadores e vereadoras falarem e é fácil perceber o quanto as pessoas sofrem onde o direito não é respeitado e a justiça não é respeitada”, refletiu. O papel da campanha de 2019 é atuar neste sentido entre os fieis católicos. “A Campanha é um instrumento valioso que serve toda a comunidade com apoio e motivação para a conversão social”, resumiu.
O objetivo da campanha é estimular a participação dos cristãos em políticas públicas e na fiscalização dos representantes políticos para garantir o cumprimento dos deveres e preservação de direitos. “É uma forma de conseguirmos uma sociedade democrática, em que todos tenham os mesmos direitos e ponto de partida igual”, definiu o Arcebispo.
Dom Geremias deixou claro que o fato de falar em “políticas públicas” não significa fazer política ou partidarismo. Ele a define como um conjunto de ações a serem implantadas pelos gestores públicos, autoridades, lideranças religiosas e comunitárias para garantia de direitos contidos na Constituição Federal. “São essas políticas que devemos ter para que o bem comum aconteça nas nossas cidades”, afirmou.