A Ministério da Saúde (MS) destinou um novo servidor para a secretaria de Meio Ambiente de Rolândia. Aparecido Santana substitui Paulo Roberto de Oliveira, o Paulo Funasa, que se aposentou no último mês de junho. “Ele vem sem ônus algum para o município, já que foi deslocado como funcionário da Funasa para trabalhar na questão das endemias e auxiliar como o Paulo fazia”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Anderson Buss Cardoso.
Aparecido já está em campo, conhecendo a área rural de Rolândia e aguarda apenas um decreto municipal que regulamente sua situação no serviço público de Rolândia. Anderson adiantou que consultará o setor jurídico para averiguar se o servidor poderá também atuar como fiscal. “As notificações, ele como funcionário federal, já tem autonomia para fazer”, afirmou o secretário. O Meio Ambiente está sem fiscal desde que Paulo Funasa se aposentou, já que apenas ele exercia a função dentro da secretaria.
Anderson apresentou a cidade a Aparecido na semana passada, em seus primeiros dias na cidade. O servidor, que reside em Cambé, teve como uma das primeiras tarefas a distribuição do inseticida que combate os borrachudos, feita no início da semana.
As notificações de queimada também serão de responsabilidade do novo servidor, que ficará responsável por averiguar, coletar as informações, notificar e multar o responsável. Assim, as ocorrências como as do final de junho, quando Paulo Funasa já havia deixado a função, não devem ficar impunes.