O novo cemitério no Contorno Norte de Rolândia está mais perto da liberação. Na segunda-feira (15), o secretário de Meio Ambiente, Anderson Buss Cardoso, protocolou um pedido de vistoria do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), órgão que concede a licença de operação, liberando o local para sepultamentos.
Anderson ainda conversou com o diretor da sede do IAP em Londrina, Walter Helmut, ex-delegado de Rolândia. “Estou aguardando o posicionamento deles. Depende da demanda do fiscal responsável, mas eles sabem da necessidade e da pressa do município”, explicou. Se até essa sexta (19) não houver resposta do IAP, Anderson afirmou que agendará uma nova reunião para garantir que Rolândia tenha a vistoria o quanto antes.
O IAP já havia feito vistoria no local há alguns meses, mas pediu adequações, especialmente na guarita, que estava depredada por vândalos. Além de sua reconstrução, também foi feito o muro do cemitério e a instalação de iluminação. O local ainda conta com a vigilância de um segurança durante o dia e dois no período da noite. Quando o cemitério estiver completo, terá a capacidade de quase 20 mil urnas.
Valores
A prefeitura ainda não revelou os valores que serão cobrados pelas urnas no novo cemitério, que é do tipo jardim. Uma coisa é quase certa: a prefeitura deve subsidiar um percentual para as pessoas que não tenham condições de adquirir a urna.