Cerca de 50 pessoas participaram da reunião com o analista tributário da Governança Brasil, Gilberto Schmidt, sobre a Nota Fiscal Eletrônica e o Sistema DEISS na manhã desta quarta-feira (31), no Centro Cultural Nanuk. A Governança Brasil é a empresa responsável pelo Sistema DEISS (Declaração Eletrônica de Serviços) contratada pela prefeitura municipal de Rolândia. O público alvo da reunião foram os contadores e colaboradores que utilizam a Nota Fiscal Eletrônica e esse sistema.
O profissional abordou as mudanças e os procedimentos que foram alterados no sistema. A oportunidade serviu para esclarecer dúvidas em relação a essas mudanças, principalmente da territorialidade do imposto e apresentar as Leis Complementares 116/2003, 155/2016 e 157/2016. “Cada município edita sua lei, mas não pode inferir a lei federal”, complementou.
No encontro, foi apresentada ainda a nova Nota Fiscal de Serviço Eletrônica 2.0, que entrará em vigor em alguns dias. A atualização traz vantagens, como o maior controle e segurança digital para a prefeitura, órgãos federais e o próprio empresário. “A principal alteração será a vinculação do CPF da pessoa que está emitindo a nota. Até então, na nota atual, era somente CNPJ, senha e emissão”, explicou.
Para que todos estejam aptos a usar o novo modelo, a Governança Brasil dará palestras e treinamentos. Está prevista mais uma reunião com contadores para mostrar o sistema da plataforma de Rolândia e outro evento técnico para os empresários com a presença das autoridades municipais. “Faremos também um evento específico com as cooperativas”, acrescentou Gilberto. No período da tarde, os participantes dessa reunião puderam sanar dúvidas e terem esclarecimentos gerais.