Pesquisar
Close this search box.

Um ano de Roça Eco Sustentáveis

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Um ano de Roça...
    A Roça Eco Sustentáveis completou um ano no mês de junho e, mesmo ainda jovem, já promoveu transformações na alimentação e vida de muitos rolandenses. A feirinha comercializa produtos sem defensivos e comidas veganas de produtores de Rolândia, mas não se contenta em ser apenas uma forma de comércio. “A Roça não é apenas uma feirinha, é um movimento formado por pessoas que de alguma forma mudaram o estilo de vida e querem dividir isso com o maior número de pessoas possível”, definiu Cíntia Sevaux, fundadora e organizadora.

    Por isso, nas entregas de encomendas sempre há apresentações culturais e muito diálogo sobre descarte correto de lixo, sustentabilidade, comida ultraprocessada e uso abusivo de defensivos agrícolas, que inclusive foi o tema do primeiro encontro promovido pela Roça. Até o abandono de sacolinhas plásticas se tornou uma realidade. “Conseguimos que nossos clientes assíduos e amigos já abolissem as sacolinhas plásticas! É um orgulho imenso vê-los chegando com a sacola retornável em mãos”, comemorou Cíntia. 

    O início da Roça
    Tudo começou em um domingo, no mês de junho de 2018. Cíntia conversava com a amiga de longa data, Juliana Mungo, sobre saúde e as necessidades de se alimentar melhor e viver melhor. Foi criado então um grupo no WhatsApp e os interessados foram convidados via Facebook. No outro dia, o grupo já tinha mais de 80 pessoas. 

    Cíntia encontrou Shiguedy Katto, veterinário da Emater e agendou com ele visitas a propriedades rolandenses que produzem orgânicos. “Foi ali, no meio da segunda visita, em plena horta que me veio a ideia de idealizar um lista de produtos disponíveis e disponibilizar para encomendas no grupo, sem ter ideia da aceitação, ou normas. Eu trabalhei anos seguidos com vendas pelo WhatsApp, então sabia que era possível”, relatou. 

    As primeiras encomendas foram feitas e as entregas aconteciam às sextas de manhã no estacionamento da Emater, cedido por Katto. Em pouco tempo, a adesão dos rolandenses à proposta só aumentava e todos passaram a buscar suas encomendas em baldes, bacias ou sacolas retornáveis. 

    O projeto ganhou uma identidade visual e foi batizado de Roça Eco Sustentáveis. Enquanto isso, o volume de pedidos aumentou tanto que o grupo de WhatsApp passou a ficar inviável e foi criado o site, onde até hoje os pedidos são feitos. Em dezembro de 2018, a organização resolveu atravessar a rua, literalmente, e mudar a feirinha para a praça da Igreja Matriz. O dia também mudou e as entregas passaram a ser feitas a partir das 18h das quintas. A ideia era permanecer lá apenas no período do Natal, mas a mudança deu tão certo que eles continuaram no local.

    A Roça depois de um ano 
    Os organizadores e produtores da Roça são comprometidos com a qualidade dos produtos, seguindo o modo orgânico e sem defensivos. Aqueles que ainda não têm o selo de orgânicos já estão o pleiteando. “A sementinha plantada lá em junho de 2018 germinou e está crescendo, sem pressa, com muita responsabilidade e dedicação. É uma alegria imensa saber que conseguimos conscientizar pessoas sobre a importância de uma alimentação saudável e do manejo adequado ao meio ambiente que é o que a agricultura orgânica proporciona”, afirmou Cíntia.  

    A Roça Eco Sustentáveis tem apoio da Emater e da secretaria de Cultura e Turismo. Os pedidos dos mais diversos produtos orgânicos de Rolândia podem ser feitos até a quarta pelo site:  rocaecosustentaveis.com.br. A retirada das encomendas é das 18 às 19h30 na praça da Igreja Matriz. “O futuro será ecossustentável!! É nisso que acreditamos, é por isso que lutamos!!!”, conclui a fundadora. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: