O novo cemitério no Contorno Norte de Rolândia esbarrou em mais uma burocracia em sua liberação. Antes da vistoria final, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) pediu que fosse apresentada uma documentação da parte estrutural. “Alguns documentos ainda ficaram pendentes”, revelou Anderson Buss Cardoso, secretário de Meio Ambiente de Rolândia.
Na penĂşltima visita, os acertos foram feitos somente por conversa e as adequações que foram conversadas já estĂŁo prontas. “Agora eles mandaram ofĂcio pedindo esses documentos, que sĂŁo estruturais”, explicou. Anderson assegurou que atĂ© quarta-feira (18) os documentos estarĂŁo prontos e serĂŁo protocolados no IAP na mesma semana.
O IAP já havia feito vistoria no local há alguns meses, mas pediu adequações, especialmente na guarita, que estava depredada por vândalos. AlĂ©m de sua reconstrução, tambĂ©m foi feito o muro do cemitĂ©rio e a instalação de iluminação. O local conta com a vigilância de um segurança durante o dia e dois no perĂodo da noite, outra exigĂŞncia do Instituto Ambiental. Quando o cemitĂ©rio estiver completo, terá a capacidade para quase 20 mil urnas.