O Café Colonial da Primavera da Comunidade Evangélica Luterana é uma tradição que já tem mais de três décadas em Rolândia. O evento acontece no próximo final de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, no Salão da Comunidade Evangélica Luterana, o “Jugendheim”. No sábado (21), o horário é das 16 às 22h, e, no domingo (22), das 15 às 20h.
Após 33 anos de realização, uma receita se consagrou e é considerada pela organização e pelos frequentadores do café como a queridinha do evento: o Apfelstrudel. Ele é feito com o recheio de maçãs – de boa qualidade e preferencialmente ácidas – passas e canela, envoltas por uma crosta de massa folhada que é assada e depois polvilhada com açúcar de confeiteiro. A sobremesa é tradicional da Áustria e Alemanha, onde é chamada também de Strudel.
Jeanete Emmendorfer Ramos, uma das integrantes da cozinha da Comunidade Luterana, deu detalhes do preparo. “Trabalhamos sempre as mesmas pessoas, de 5 a 6 mulheres. Começamos cedo e vamos até tarde, porque fazemos em média de 25 a 30 Apfelstrudels e cada um tem mais ou menos 1 kg”, contou.
Mas o mais curioso é que a receita continua a mesma nesses mais 30 anos do evento. Sua origem vem de Frida Goessler, uma luterana que aprendeu a preparar o Apfelstrudel com a mãe e dividiu com as cozinheiras da comunidade. Ela faleceu em 15 de junho de 2011 aos 67 anos, mas o preparo continua baseado em seus ensinamentos. “Nosso segredo é que a massa fica bem fina, transparente, ela fica que nem um papel”, revelou Jeanete.
Além do Apfelstrudel, o cardápio tem outras 50 variedades de produtos, entre bolos, tortas doces e salgadas, acompanhamentos e bebidas. Os cartões individuais do Café Colonial da Primavera custam R$38,00 e dão direito a consumir um buffet de sabores variados, com tortas doces e salgadas e doces. Cerveja e refrigerante são vendidos separadamente. Mais informações pelo telefone da Comunidade Luterana: 3256-1736.