Através de um projeto de lei, Rolândia instituirá um programa de auxílio financeiro a atletas rolandenses. A lei foi aprovada em segunda votação no dia 16 de setembro, na presença de atletas do handebol e do treinador da equipe rolandense de ciclismo, José Ricardo Moraes. A aprovação recebeu aplausos do público e, agora, o projeto está nas mãos do prefeito aguardando pela sanção ou veto.
O foco do projeto é o incentivo ao esporte amador. “Por meio de dotação orçamentária, a associação se habilitará junto à secretaria municipal de Esportes e apresentará projeto para obter recursos que custeará as despesas com eventos como inscrição, alimentação, transporte e hospedagem”, detalhou o assessor parlamentar da Câmara Municipal, Everton Santana Alves.
A autoria da lei é do vereador Alex Santana (PSD) e não contemplará os atletas individualmente, mas poderá repassar uma ajuda de custo por meio de associações esportivas já existentes, como a do Ciclismo. “Se não existirem, elas serão instituídas pelos interessados”, explicou Everton.
Desde que seja sem fins lucrativos, pode ser mais de uma associação ou uma associação com múltiplas modalidades. O valor destinado para o projeto ainda não foi estabelecido. “É necessário que exista a previsão no orçamento que deve ser enviado à Câmara”, esclareceu o assessor. No entanto, é possível que esse projeto já seja incluído no orçamento de 2020.