A turma do Infantil 3, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pedro Serpeloni, do distrito de São Martinho, está realizando o projeto “A Galinha do Vizinho: aprendendo com brincadeiras cantadas”. O projeto está sob a supervisão das professoras Accacia Andrezza de Araujo Vicente e Lara Marcia Polvani Scabora. Os 23 alunos inseridos nesse projeto estão tendo a possibilidade de aprender por meio do gênero textual parlenda. “A galinha do Vizinho” foi a brincadeira cantada escolhida pelas crianças, para facilitar a aprendizagem por meio dos jogos e brincadeiras.
Como contam as professoras, a ideia surgiu a princípio no prazer dos alunos pelas brincadeiras cantadas e também na curiosidade e questionamentos sobre a vida das galinhas. A composição da base curricular nacional e estadual validam o desenvolvimento do projeto, levando os alunos à experiência de vivenciar todo o ciclo de vida da galinha. “Eles acompanham o crescimento, tipo de alimentação consumido e a bota dos ovos pelas galinhas, tudo isso, a partir do galinheiro construído no ambiente escolar”, relataram as professoras.
Em sala de aula, as crianças fizeram o mesmo processo de forma lúdica. Primeiro, confeccionaram ovos de papel machê e casca de ovos e em seguida construíram os pintinhos, o galo, a galinha e outros galináceos como a galinha da angola e o pavão, todos postos em uma maquete de galinheiro. As famílias também tiveram sua contribuição, na confecção de um pintinho com materiais recicláveis junto às suas crianças e na participação em um concurso de penas de variadas aves como pavão, peru, faisão, galinha da angola, além de galo e galinha. Penas em mãos, os alunos as classificaram por tipo de galináceo.
Na atual fase do projeto, os alunos estão conhecendo o mundo dos predadores diretos das galinhas e de seus ovos. A ideia surgiu da contação de história da fábula do “Galo e a Raposa”, o que instigou os alunos a saber mais sobre a cadeia alimentar da cobra, lobo guará, gamba, onça pintada, lagarto, cachorro, além do próprio ser humano e a raposa que consomem em sua alimentação a galinha e seus ovos.
Exposição
O projeto ganhará uma exposição com as atividades dos alunos e oferecerá uma visitação ao galinheiro no dia 8 de novembro. Toda a comunidade rolandense que quiser prestigiar o trabalho desenvolvido pelas crianças do Centro de Educação Infantil está convidada. O projeto se encerrará apenas no final deste ano letivo.