Um evento organizado pela Amare (Associação de MĂŁes Especiais de RolĂąndia) na tarde de sĂĄbado (19), no Centro Cultural Nanuk, trouxe palestras com autistas adultos que contaram suas experiĂȘncias e situaçÔes do cotidiano. Os depoimentos dos autistas foram esclarecedores para as dezenas de pessoas que participaram do evento e que vieram de Porecatu, Londrina, CambĂ©, Arapongas e tambĂ©m, claro, de RolĂąndia. O evento nĂŁo teve aplausos, que podem desencadear crises em alguns autistas.
  Os palestrantes foram os londrinenses Maria Lina Griggio, Rodrigo Teles Proença, Felipe Ribeiro, AntĂŽnio Carlos Couto, ThaĂs Santos Justi, Gabriel Silva Schebiner e o rolandense MaurĂlio Pasquini Neto. Os cinco sĂŁo autistas leves de 17 a 40 anos de idade, que levam uma vida comum e lutam, assim como a Amare e seus membros, por respeito e inclusĂŁo na sociedade.
  Os temas abordados foram casamento, filhos e autismo, inclusĂŁo fictĂcia, os diagnĂłsticos (antes e depois), Stims (movimentos auto estimulatĂłrios), prĂ©-conceito e preconceito, autismo e o mercado de trabalho, com ĂȘnfase na vivĂȘncia do advogado. Todos contaram como reagem a diversas situaçÔes, dores e problemas, infĂąncia e adolescĂȘncia.
  O pĂșblico tambĂ©m fez diversas perguntas apĂłs a fala dos palestrantes, aprendendo ainda mais sobre o autismo. E alĂ©m de informar, o evento ainda abriu portas para que os autistas se entendam mais. Uma irmĂŁ de autista, no espaço de perguntas, contou sobre a situação dele e perguntou se o grupo deles poderia acolhĂȘ-lo. Prontamente, Rodrigo jĂĄ se dispĂŽs a pegar o contato dele e incluĂ-lo no grupo, para que eles possam se ajudar.
  A Saboaria do Pedro fez a gentileza de presentear os participantes com um pequeno sabonete em formato de coração com as peças de quebra-cabeça coloridas, em alusĂŁo ao sĂmbolo do autismo. O coffee break foi cedido pelo Supermercado Locatelli.