Pesquisar
Close this search box.

Fundo Social do Sicredi beneficia entidades de Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Fundo Social do Sicredi...
    Uma instituição financeira cooperativa tem como grande diferencial a promoção do círculo virtuoso. Ao manter os recursos financeiros gerados em sua área de atuação ela contribui para o desenvolvimento econômico e social nas regiões onde estão inseridas. Foi pensando nisso e para ampliar a atuação junto à sociedade que a Sicredi Agroempresarial PR/SP implementou o Fundo Social, projeto que destina um valor, aprovado em Assembleia, a entidades associadas que trabalham para a promoção social e humana. 

    Em Rolândia esse projeto beneficiou a Associação Vila Trindade, a Associação Pais e Amigos do Voleibol e a Unidade Social Nossa Senhora Aparecida. No dia 11 deste mês, os colaboradores da agência do Sicredi foram até as entidades entregar o resultado do Fundo Social. Na Vila Trindade, foram entregues 10 colchões para os internos do local; na Associação de Voleibol foram adquiridos joelheiras para as atletas; por fim, na Unidade Social, houve a instalação de porta no corredor para garantir a segurança das crianças, além de ter sido entregues brinquedos.

    O primeiro passo foi a divulgação do projeto durante as Assembleias e na imprensa local. Com isso as entidades da região começaram a procurar a cooperativa para iniciar o cadastramento de projetos. Na primeira edição foram mais de 80 iniciativas cadastras, nesse ano o número de projetos inscritos superou 100 ações.  Cada projeto foi analisado e auditado passando pela validação dos critérios definidos pelo regulamento. “Nosso objetivo não é fazer um programa assistencialista, mas aplicar recursos em ações culturais, educacionais, esportivas, na área de saúde ou de mobilidade e que garantiriam a geração de desenvolvimento para a comunidade”, complementa Pereira. O acompanhamento do projeto também prevê a prestação de contas após a entrega do recurso.

    A iniciativa visa a institucionalizar e regulamentar o Fundo Social na cooperativa, não como visão assistencialista, mas desenvolvimentista, para apoiar financeiramente projetos que venham a melhorar a vida da comunidade, tais como projetos sociais com foco em: educação, cultura, esportes, assistência social, inclusão social, meio ambiente, entre outros.

    O Fundo Social e o valor destinado à doação em 2019, R$200 mil, foram aprovados pelos associados durante a Assembleia realizada pela Sicredi Agroempresarial PR/SP em fevereiro deste ano. A cooperativa é a primeira da Central Sicredi PR/SP/RJ a colocar em prática o projeto. “Só temos a agradecer nossos associados por aprovarem o Fundo que beneficiou mais de 20 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos em vários municípios da nossa região”, avalia o presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, Agnaldo Esteves. A verba do Fundo Social é um percentual do resultado da cooperativa, que foi de R$19 milhões. Por isso, iniciativas como essa reforçam a importância das movimentações realizadas pela cooperativa e que geram mais recursos que poderão ser disponibilizados. “É um projeto inovador, com o objetivo principal de melhorar a vida das pessoas, cumprindo o nosso papel social, auxiliando a quem mais precisa. Além disso, queremos fortalecer a nossa cooperativa como a instituição financeira da comunidade”, enfatiza o presidente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: