Pesquisar
Close this search box.

HSR: alimentação mais saudável

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. HSR: alimentação mais saudável
    A cozinha do Hospital São Rafael prepara refeições balanceadas para os pacientes todos os dias. Mas os alimentos preparados no HSR também servem muitos colaboradores que aproveitam a praticidade para almoçar no refeitório do hospital. O almoço deles ficou mais saudável com a criação do prato light, uma ideia concebida pela nutricionista do HSR, Melissa Feltrin.

    A profissional e o diretor administrativo, Paulo Boçois de Oliveira, discutiram a proposta e resolveram implantar essa versão light há cerca de dois meses, bem no início de agosto. A novidade aumentou a adesão dos colaboradores à refeição preparada pela cozinha do HSR. “Servíamos uma média de 15 pratos e na última semana, em um mesmo dia, servimos 35”, revelou Melissa. 

    O prato é composto de uma fonte de carboidrato integral, sendo arroz ou macarrão, legumes cozidos ou refogados como guarnição e o principal, uma carne grelhada ou assada. “O padrão é três vezes na semana carne branca e duas vezes, carne vermelha. A salada deixamos à vontade, assim como o feijão”, explicou. 

    As refeições “comuns” ainda estão sendo servidas pela cozinha, mas os pratos light estão sendo os mais requisitados pelos colaboradores. “Já tive relatos de gente que me falou que perdeu dois e três quilos”, comemorou a nutricionista.  
Saúde e bem-estar dos colaboradores

     A mudança não está apenas na refeição em si, mas também ao incentivar a alimentação saudável, o que reflete na saúde e no desempenho dos colaboradores. “Isso faz diferença para eles no trabalho. Eles ficam mais estimulados, com mais ânimo”, relatou. Melissa também fez uma avaliação nutricional e corporal com mais de cem colaboradores. “Fizemos a porcentagem de gordura, circunferência abdominal e IMC, com o objetivo de mapear a saúde deles”, detalhou. Segundo os dados que ela compilou, 49% dos colaboradores estão com um Índice de Massa Corporal (IMC) que indica o sobrepeso. 

    A nutricionista dividiu os funcionários em dois grupos, de quem tem sobrepeso ou obesidade e doenças associadas. Com essas pessoas, ela fará encontros mensais para dar orientações alimentares e acompanhar a evolução de cada um. “Não vou montar uma dieta, mas dar informações para eles melhorarem a alimentação de modo geral”, explicou Melissa. O primeiro encontro já está marcado para o final do mês. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: