Se vocĂȘ testemunhar crueldade contra os animais nĂŁo se omita. Denuncie! Compareça Ă Delegacia de Policia Civil mais prĂłxima de sua residĂȘncia.
Em caso de flagrante ou emergĂȘncia, em que a vida do animal esteja em risco, a testemunha deve chamar a PolĂcia Militar pelo telefone 190 e aguardar no local ou em um ponto neutro ao local do crime atĂ© que a situação esteja regularizada. Se nĂŁo for uma emergĂȘncia, a denĂșncia poderĂĄ ser realizada na Delegacia de PolĂcia Civil, por meio de um Boletim de OcorrĂȘncia presencial, Ă© muito importante apresentar fotos e/ou vĂdeos que comprovem a denĂșncia.
Durante a declaração, lembre-se dos detalhes, Ă© preciso informar o nome do agressor, o endereço completo do local da ocorrĂȘncia e as caracterĂsticas do ambiente e do animal, como cor da pelagem, tamanho e o tipo de maus-tratos que ele sofre.
Exemplos – Alguns exemplos de maus-tratos aos animais que devem ser denunciados: Abandono; AgressĂ”es fĂsicas (espancamento, mutilação e envenenamento); Manter o animal preso a correntes ou cordas; Manter o animal em locais nĂŁo arejados (sem ventilação ou entrada de luz); Manter o animal trancado em locais pequenos e sem o menor cuidado com a higiene; Manter o animal desprotegido contra o sol, chuva ou frio; NĂŁo alimentar o animal de forma adequada e diariamente e nĂŁo manter a ĂĄgua sempre limpa; NĂŁo levar o animal doente ou ferido a um veterinĂĄrio; Submeter o animal a tarefas exaustivas ou alĂ©m de suas forças; Utilizar animais em espetĂĄculos que possam submetĂȘ-los a pĂąnico ou estresse; Capturar animais silvestres.
Contatos:
Multivet Hospital VeterinĂĄrio
Rua Manoel Carreira Bernardino, 793, RolĂąndia
Fones: (43) 3015-2165 / (43) 9.9103-5445 (Whats)