Os rolandenses e os cambeeenses terão a oportunidade de assistirem a um grande espetáculo de dança neste final de semana. A tela Guernica, uma das mais famosas do pintor espanhol Pablo Picasso, que completou 80 anos em 2017, estimula o público à reflexão pela arte no espetáculo de dança do mesmo nome. Serão duas apresentações no Calçadão de Cambé no sábado (16), às 10 e 18 horas, e duas no Nanuk, em Rolândia, no domingo (17), às 17 e 19 horas. Tudo gratuito.
O projeto tem como identidade uma verdadeira profusão criativa. Atravessa o universo multiartes, partindo das artes visuais e chega à dança contemporânea, com trilha em parte composta especialmente para o espetáculo e também com músicas bascas, além de projeção. O espetáculo dura cerca de uma hora e não tem classificação etária – são oito bailarinos em cena.
As referências da tela de Picasso foram a base para a criação artística do espetáculo, uma obra contemporânea com temática desconcertante. A tela aborda o bombardeio na cidade de Guernica y Luno, os horrores vividos na Espanha durante a ditadura de Franco e os dramas humanos do nosso tempo, ainda resultantes de guerras e destruições irracionais.
Ainda sobre a obra, conta-se que um dos generais de Franco viu o quadro exposto e Pablo Picasso ao lado dele. Teria perguntado: “É obra sua?”. O pintor espanhol sacou rápido: “Não. Sua!”, referindo-se ao bombardeio feito pelas tropas de Franco.
A direção do espetáculo é de Laura Haddad. O projeto dá continuidade ao trabalho de pesquisa desenvolvido por Haddad em Arte, Dramaturgia e Cultura Espanhola, na Universidade de Salamanca na Espanha, iniciado em 2013.
“Ao reunir bailarinos com diferentes trajetórias, alguns vindos da escola mais tradicional do Paraná — o Balé Guaíra — e outros até da dança de rua, ampliamos as possibilidades da criação artística coletiva que resultou em Guernica”, resumiu Laura Haddad.
O espetáculo Guernica é uma realização da Duplo Produções pelo edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná – PROFICE, com incentivo da Copel.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e Direção: Laura Haddad
Coreografias: Carmen Jorge
Bailarinos: Ane Adade, Hamilton Felix, Natanael Nogueira, Nayara
Santos, Patricia Machado e Raphael Fernandes
Bailarinos convidados: Flavia Ribeiro e Franklin Albuquerque
Cenário: Daniel Marques
Figurino: Eduardo Giacomini
Sonoplastia: Gilson Fukushima
Produção: Pablito Kucarz
Projeções: Luiz Kowalski Fotos:
Marcelo Almeida
Assessoria de Comunicação e Imprensa: Carolina Meinerz
Empreendimento: Duplo Produções
Serviço
Centro Cultural Nanuk
17 de novembro de 2019
Horário: 17h e 19h
Ingressos Gratuitos
Duração: 1h
Classificação indicativa: Livre