O rolandense Fernando Almeida (44) é professor de capoeira do Projeto Union da Unidade Social Nossa Senhora Aparecida de Rolândia e também vem se destacando como arqueiro. Fernando voltou às competições e já venceu três competições em 2019.
Depois de mais de três anos parado, há cerca de dois meses decidiu voltar a treinar e competir. Seu novo arco, o mesmo usado em competições como os Jogos Panamericanos, é muito potente. “É um composto de roldanas, com três cordas para aliviar mais a potência e duas lâminas em cada ponta, de fibra de carbono”, detalhou o atleta.
A primeira competição em que foi campeão aconteceu em Londrina, em local fechado, com alvos fixos. A outra prova que ele venceu, também em Londrina, foi um pouco diferente. “Era com alvos fixos em distâncias diferentes”, explicou. A terceira prova – e o terceiro título – vieram em Maringá. “Essa foi no meio do mato, com alvos representando animais e fui campeão novamente”, contou.
Fernando está se adaptando ao novo equipamento e evoluindo mais a cada competição do seu retorno. “Com essa troca de equipamento, consegui uma pontuação boa, mas ainda tive uma baixa no ranking. Nessa última prova, faltaram 30 pontos para bater o recorde da prova, foi uma pontuação muito boa”, destacou.
O atleta está na modalidade chamada de “composto”. “É uma modalidade adaptada com mira, estabilizadores e gatilho, o que exige mais do arqueiro”, explicou. Sua especialidade é a longa distância, de 50 metros.
Apesar de ter caído no ranking por ter ficado muito tempo sem participar de competições, Fernando já foi convidado para disputar o Brasileiro da modalidade com o objetivo de subir posições. A próxima competição, do Circuito Paranaense, que valerá pela Federação estadual, será no dia 17 em Curitiba. O atleta também busca patrocínio que lhe permita disputar a seletiva do Brasileiro no Rio de Janeiro.
O atleta treina no Rancho Catuaí, espaço cedido por um patrocinador. Seu outro patrocínio vem da associação Inates, uma ONG de assistência social. Fernando também faz parte da Associação Londrinense de Tiro com Alvo (ALTA) e treina em Londrina com o grupo uma vez ao mês. Quem quiser patrociná-lo, pode entrar em contato pelo 9.9844-3144 (WhatsApp) ou procurá-lo na Unidade Social, onde ele ensina capoeira.
Projeto Arco Escola
O retorno de Fernando ao esporte renovou um sonho. Para 2020, ele e a gestora da Unidade, irmã Elizabeth Mendes, pretendem implantar um projeto de aulas de arco e flecha para que as crianças e até adultos formem uma nova geração de atletas. “Vou fazer o curso de instrutor de tiro com arco em nível 1 e 2, porque eu já tenho o tempo de arquearia que eles pedem”, ressaltou o atleta.