A prefeitura de Rolândia desenvolveu um projeto solicitando uma mudança no modo dos carnês de IPTU chegarem até as mãos dos contribuintes. A nova entrega seria realizada através dos próprios servidores efetivos do executivo. O novo modelo sugerido assegura que a mudança vai diminuir os gastos que a prefeitura tem com as entregas que, até então, são feitas pelos Correios.
  Segundo o Procurador da Câmara Municipal, Everton Santana Alves, o Correio cobra um valor de R$ 3,00 por cada carnĂŞ entregue. AlĂ©m disso, 30% dos carnĂŞs distribuĂdos que já foram pagos pela prefeitura sĂŁo devolvidos sem entrega ou destinatário. “Isso faz com que o contribuinte venha atĂ© a prefeitura e, na maioria das vezes, o carnĂŞ terá que ser impresso novamente. Isso tambĂ©m reflete no aumentando dos custos deste serviço”, explicou.Â
  No modelo de entrega realizada pelos prĂłprios servidores o custo de cada carnĂŞ será em torno de R$ 1,00. “O servidor sĂł receberá pelos carnĂŞs que forem efetivamente entregues. Ou seja, se o carnĂŞ nĂŁo for entregue ao contribuinte, nĂŁo haverá pagamento de gratificação”, especificou. Para o ano que vem Ă© esperado a impressĂŁo de 30 mil carnĂŞs, deste modo, o custo calculado para este novo modelo de entregas Ă© de 30 mil reais. Já a expetativa de gastos com as entregas feitas pelos Correios pode chegar aos 90 mil reais.Â
  A Câmara criou uma emenda e modificou o projeto original. “A emenda permite que a gratificação seja paga ao servidor somente quando o Ăndice atingir o limite tolerável de 51.3%. Em caso de percentual menor que este, o pagamento nĂŁo será realizado ao colaborador mesmo que a entrega do carnĂŞ tenha sido efetivada”, ressaltou o procurador. O projeto ainda passará por uma nova votação na Câmara de Vereadores e depois retorna ao Executivo, para ser sancionado ou vetado. A ideia Ă© que o novo modelo seja implantando no prĂłximo ano.Â