A Polícia Militar de Rolândia prendeu dois homens e apreendeu dois adolescentes na tarde da quarta-feira (20), acusados de matar, pelo menos, três capivaras. O fato aconteceu em uma propriedade no KM 16 da estrada que liga Rolândia a Pitangueiras e o quarteto foi levado para a delegacia de polícia de Rolândia no mesmo dia – os adolescentes, um de 15 e outro de 16 anos, foram liberados mediante o Conselho Tutelar e os dois homens, de 36 e 37 anos, foram presos e teriam uma audiência de custódia na tarde da quinta-feira (21).
Os policiais militares foram alertados pelo segurança de uma empresa que avistou um grupo de indivíduos em meio à mata do local caçando – os homens tinham armas de fogo e muitos cães. A equipe policial chegou ao local e o grupo fugiu, deixando três capivaras médias, já mortas. O segurança relatou, ainda, o veículo utilizado pelo grupo, que passou a ser acompanhado: o veículo parou e os homens entraram na mata, não sem antes disparar contra os PMs. Os policiais revidaram e pediram que se entregassem, o que aconteceu: três homens saíram da mata.
Outra equipe policial chegou e localizou, na mata, o quarto elemento do grupo. Nenhuma arma foi localizada, mas havia 9 cães com ele, possivelmente usados na caça ao roedor. Os policiais encontraram, ainda, cartucho calibre 12, facão e faca, tudo ao lado das capivaras. Um Escort e uma motocicleta foram levadas para o pátio do Batalhão e os cachorros foram entregues à esposa de um dos acusados. As capivaras abatidas também foram levadas para a delegacia de polícia.