Durante esta última semana de novembro, de 25 a 29, a Justiça Eleitoral promove em todo o país ações voltadas para os jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições 2020. A Semana do Jovem Eleitor, que também está sendo realizada aqui em Rolândia, busca conscientizar os cidadãos de 16 e 17 anos sobre a importância de sua participação na escolha de representantes políticos.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Rolândia, Mário José Bannwart, o voto dessa faixa etária é facultativo, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal. Estes jovens não são obrigados a votar e nem sofrerão nenhuma sanção caso faltem no dia da votação. “Sabendo da extrema importância do voto, o Cartório Eleitoral de Rolândia estará aberto de 25 a 29 de novembro para receber, sem necessidade de agendamento, os jovens que pretendem tirar o título de eleitor”, explicou Bannwart.
Esta campanha tem como foco movimentar a população jovem para a adesão nas participações das Eleições Municipais de 2020 e utiliza o slogan #SeuVotoTemPoder. “É muito importante essa iniciativa de envolver os jovens no assunto e fortalecer o interesse dessa faixa etária em participar da vida política, uma vez que, este é um assunto de interesse geral”, afirmou.
Estatísticas
Nas últimas eleições, em 2018, o número de eleitores jovens com voto facultativo representavam 0,95% do eleitorado: 1.400.617 pessoas. Atualmente, o Cadastro Eleitoral identifica 1.310.194 eleitores registrados com 16 e 17 anos. O número é menor do que o verificado naquela ocasião porque boa parte desses eleitores já atingiu a maioridade. É válido ressaltar que o título é obrigatório para maiores de 18 anos.