A insuficiência renal é uma doença comum nos gatos, com maior incidência após os nove anos de idade. O rim é o órgão responsável pela filtragem do sangue no organismo. Ele retém substâncias importantes, como as proteínas e alguns minerais, e elimina junto com a água, resíduos e produtos tóxicos resultantes do metabolismo, como a ureia.
A doença renal pode ser crônica ou aguda. A de caráter crônico é mais comum em animais idosos ou quando evolui de uma aguda, gerando uma insuficiência renal crônica – não há cura.
Algumas raças como os persas, podem carregar a predisposição genética para uma doença renal policística (PKD). Com relação aos outros fatores, os principais são: estresse, alimentação inadequada, falta de livre acesso à água, traumas, principalmente próximas aos rins, retenção urinária, entre outras.
Os seguintes sintomas são: cansaço, perda de apetite, anemia, perda de peso, vômito, diarreia, ingestão de água de lugares pouco habituais, aumento do volume da urina, feridas na boca e língua, mau hálito e fraqueza.
O diagnóstico é feito por meio de exame físico completo, exames de sangue, exame de urina e ultrassonografia. O tratamento nos casos graves inclui internação para realização de soro, medicações, monitoramento e alimentação especial.
Beber bastante água é importante e saudável para todos os gatos. Portanto, para que isso aconteça, aumente o número de potes pela casa, escolha potes de materiais e tamanhos variados (de preferência potes de vidro, porcelana ou inox), experimente introduzir as fontes de água corrente na rotina do seu bichano, adicione alimentos úmidos na dieta deles e troque a água duas vezes ao dia. Também vale ressaltar que os gatos gostam de beber água em potes claros.
Um check-up anual é a melhor forma conhecida de prevenção!
Contatos:
Multivet Hospital Veterinário
Rua Manoel Carreira Bernardino, 793, Rolândia
Fones: (43) 3015-2165 / (43) 9.9103-5445 (Whats)